terça-feira, 19 de agosto de 2025

A interventoria de Rui Carneiro

16, agosto, 2025

O termo utilizado oficialmente naquele momento da vida brasileira era mesmo interventoria. Com mandato de 5 anos, a função de interventor estadual vinha revestida de autoridade, em plena vigência do Estado Novo, uma ditadura radicalizada, sem parlamento, decretada pelo getulismo a partir de 1937.

Rui havia participado de momentos significativos da Revolução de 1930, assumindo, portanto, a chefia de Gabinete do então ministro da Viação e Obras Públicas, José Américo de Almeida. Exercia cargo no Banco do Brasil quando Getúlio o convocou para a interventoria na Paraíba.

No comando da Paraíba, ele iria atravessar todo o período da Segunda Guerra, que oficialmente já começara na Europa desde o início de setembro de 1939, após a invasão da Polônia pelos nazistas. Durante o governo de Rui, os Estados Unidos ainda entrariam no conflito, em dezembro de 1941, e o Brasil em agosto de 1942.
Após uma viagem atribulada, na qual o avião em que viajava teve de se demorar em Maceió, por força do tempo, o novo mandatário paraibano desceu, em 16 de agosto de 1940, no Campo da Imbiribeira (atual Tambauzinho), onde funcionava o aeroporto da cidade, debaixo de muita festa e de multidões no trajeto até o Palácio da Redenção, conforme registra A União.

Em virtude do estado de guerra mundial, Carneiro adotou um discurso fortemente cívico, alinhado à propaganda patriótica do período, com o próprio interventor à frente de pronunciamentos e convocações. Estudos acadêmicos observam o uso da imprensa oficial e de rituais públicos para garantir controle social.

Naquele momento da história paraibana, seguindo um arcabouço institucional vigente no Estado Novo, havia um bom número de entidades operárias com perfis mutualista e filantrópico, e capacidade de mobilização, uma realidade que, aliás, veio se construindo nas décadas iniciais do Século XX, no país. Essas entidades, em sua maioria, tinham estreita vinculação com o poder.

Leia mais:
https://paraondeir.blog/interventoria-de-rui-carneiro/