terça-feira, 19 de agosto de 2025

A Praia do Cabo Branco

10, agosto, 2025

A Praia do Cabo Branco é uma das mais consagradas da urbe pessoense. Ao lado de Tambaú e Manaíra, compõe o cenário formado pelas primeiras do litoral pessoense a se constituírem enquanto opções de moradia em larga escala.

O seu nome, que é o mesmo de sua principal avenida, tem origem no acidente geográfico, a Ponta do Cabo Branco, que entra mar adentro e emoldura aquela que é uma das paisagens mais características da cidade de João Pessoa.

No alto está o Farol do Cabo Branco, de formato triangular, inaugurado em 1972. Vizinha fica a Ponta do Seixas, reconhecida como o ponto mais oriental das Américas. A vista une o tabuleiro alto, o mar aberto e a cidade.

A praia, em sua totalidade, é limpa, o que exige dos órgãos fiscalizadores, de tempos em tempos, agir contra a impiedosa prática, de alguns poucos, na destinação das sujeiras que produzem. Está dando certo.

Na maré baixa, já perto da ponta, o recife aparece e se formam piscininhas rasas e claras. Crianças e famílias aproveitam. Dá para ver peixinhos e algas. Tudo isso bem à beira-mar. Uma beleza!
A avenida Cabo Branco serve de endereço à Fundação Casa de José Américo, que não só guarda a memória do escritor, como a de grande parte da história da Paraíba, sendo um dos mais importantes centros de pesquisa histórica do estado.

Larga faixa de areia, adornada por coqueiros e pontuais espaços com vegetação rasteira, é a principal característica da Praia do Cabo Branco, a exemplo de sua vizinha Tambaú, unidas num cenário único e histórico.

Como na Paraíba a Constituição do Estado proíbe construir prédios altos na orla, a praia do Cabo Branco, consegue manter sua faixa de areia exposta ao sol praticamente até o final do dia.

Leia mais em
https://paraondeir.blog/a-praia-do-cabo-branco/