A pressão por resultados no esporte inicia cada vez mais cedo no Brasil. Na natação isso não é diferente. Cada vez mais constato isso nas piscinas e em suas adjacências. A culpa são de todos os envolvidos: treinadores, dirigentes de clubes, pais e atletas, todavia os técnicos são fundamentais neste processo polêmico do esporte. São eles que podem frear e incentivar os resultados cada vez mais cedo. E por que isso acontece? Varias são as razões.
Os treinadores de base querem apresentar destaques e serem responsáveis pelo surgimento de grandes nadadores. E isso inicia desde o pré mirim, mirim e petiz. Quando aparece um destaque, os treinos começam a ser aumentados para que os resultados apareçam imediatamente ou em curto prazo. Seria uma espécie de vitrine dos clubes e dos próprios pais, com suas vaidades muitas vezes frustradas de sua juventude. Os treinadores acreditam que só assim serão reconhecidos como grandes técnicos e por isso sofrem tamanha pressão.
Vários atletas e pais que entram nessa onda, lá na frente podem ter seus sonhos sucumbidos. A antecipação de etapas pode ocasionar lesões novas, desgastes físicos e mentais. Já identifiquei na natação atletas com submersos fortes e perfeitos, todavia com uma forte musculação na retaguarda, em idades em que jamais seria aconselhado nos estudos esportivos. Importante comentar que nenhum atleta consegue melhorar seus tempos em todos os momentos. Atletas desgastados no momento da estagnação dos tempos vão demorar mais para melhorar seu desempenho. Por isso, muitos atletas desistem porque estão desgastados fisicamente e psicologicamente.
Esse tema é polêmico e poucos treinadores debatem esse assunto abertamente. Nós não podemos esquecer que o esporte é saúde. A maioria dos grandes nadadores não foram desgastados no início da carreira, e mantiveram o prazer de nadar ao longo dos anos. E por isso, presumo que esse foi um dos motivos do sucesso de nadadores como Cesar Cielo. Muitas vezes o treino e o resultados devem ser contidos, para que na natação surja grandes atletas olímpicos e mundiais. Precisamos saber plantar, mas também precisamos saber colher bons nadadores no futuro.
Novo desafio
Os nadadores da Paraíba estão entrando na reta final de treinos para os campeonatos brasileiros de verão organizados pela CBDA. Tudo indica que a Paraíba deve colher excelentes resultados neste fim de ano.
Interiorização
A natação da Paraíba precisa se expandir para o interior do estado. Piscinas devem ser construídas nos principais polos do nosso interior. Nossa natação continua centralizada em João Pessoa e Campina Grande o que não e favorável para expansão do esporte.