domingo, 5 de maio de 2024

A surpresa foi o Sesi-PB

12, março, 2023

O torneio Velocidade Máxima ocorrido ontem pela manhã, na Vila Olímpica Parahyba, abriu a temporada de competições da natação paraibana. O evento contou com seis clubes e a presença de mais de 200 nadadores, onde foram oferecidas provas de 50m nos quatro estilos na piscina de 25 metros.

Avaliando o quadro de medalhas da competição, a Vila Parahyba obteve 38 medalhas de ouro, o Sesi-PB 21 e o ECCB-AcquaR1 14, porém vejo o Sesi-PB como a surpresa positiva do torneio e os motivos são vários.

O Sesi-PB surpreendeu a todos, quando firmou um acordo com o técnico Stephano Vieira e filiou os 17 nadadores que estão treinando no Instituto dos Cegos em João Pessoa. Desses 17 nadadores, 4 são medalhistas em campeonatos brasileiros. Para se ter ideia, dos quatro nadadores da Paraíba que tiveram índices para o Troféu José Finkel absoluto, dois são atletas atualmente do Sesi-PB, que são Daniel Azevedo (Júnior II) e Giovana Campos (Juvenil I).

Além disso, a equipe do Sesi-PB participou com 71 nadadores, comprovando um trabalho de base, nas categorias mirim e petiz na cidade de Campina Grande, que deve ser lapidado sob o comendo do técnico Dimas. Claro que nessas categorias, o domínio foi da Vila Parahyba que possui um trabalho já consolidado com diversos professores. Em compensação, a partir do Infantil, o Sesi-PB apresentou sua força com os atletas já conhecidos. O SESI PB foi sim a surpresa da competição, pois nos últimos campeonatos sempre participou de forma pacata, já que a rivalidade era entre Villa Parahyba e Cabo Branco-AcquaR1, criava uma sombra para o clube. Além disso, o Sesi-PB firma uma parceria entre nadadores de duas cidades: João Pessoa e Campina Grande, e vejo essa decisão como um grande acerto.

E como conselho, pois essa parceria só deve crescer, o Sesi-PB deve olhar para as cidades de Patos, Sousa, Guarabira, Cajazeiras e Monteiro. O Sesi-PB deve crescer com esse novo momento na natação paraibana. Não deixem a peteca cair, pois quem ganha é a natação da Paraíba.

Destaque positivo
A nadadora Giovana Campos nadou duas provas, ganhando as duas e além disso, bateu o recorde da categoria nos 50m costas. A atleta inicia o ano com o pé direito, até porque, suas principais provas são 200 e 400m, que só serão oferecidas no Campeonato Paraibano. A atleta vem treinado forte na piscina do Instituto dos Cegos.

ECCB-AcquaR1
O clube Cabo Branco-AquaR1 apresentou o seu treinador principal Eduardo, oriundo de Minas Gerais. O técnico que tem muita experiência deve reformular os treinos dos atletas e fazer um bom trabalho em médio e longo prazo. Seja bem-vindo a natação paraibana.