quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Ação dos franciscanos em Cruz das Armas

6, setembro, 2024

Quem trafega pela avenida Cruz das Armas, em João Pessoa, não pode ignorar um templo católico que ali tem endereço, em virtude de sua notável distinção: a Igreja de São José Operário. Ela é a matriz da paróquia do bairro de Cruz das Armas, criada em 8 de dezembro de 1959. A devoção ao pai adotivo de Jesus, na condição de operário, foi oficialmente estabelecida pelo Papa Pio XII, em 1955, quando instituiu a festa de São José Operário, em 1º de maio, para coincidir com o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Quando da criação da paróquia, em João Pessoa, quem comandava o catolicismo na Paraíba era o arcebispo (1959-1965), de origem gaúcha, Dom Mário de Miranda Vilas-Boas, que já havia sido bispo de Garanhuns, arcebispo de Belém do Pará e arcebispo coadjutor de Salvador-Bahia. Os responsáveis pela construção do templo foram os religiosos da mesma ordem, a Franciscana, que edificaram a Igreja e o Convento de Santo Antônio, no Centro, e a Igreja e o Convento de Nossa Senhora do Rosário, em Jaguaribe.

A obra, em Cruz das Armas, foi concluída em 1954, substituindo uma capelinha dedicada à Nossa Senhora das Graças que existia no local, desde 1930. O terreno, que permitiu a ampliação, foi doado pela família Novaes. Em boa parte do tempo, além de assistir religiosamente à população local, a Paróquia de São José Operário abrigou festas memoráveis. Uma delas, era representada pelas famosas e tradicionais lapinhas. Mas, sobretudo, a saudosa Festa das Hortênsias, quase uma lenda, que reunia gente de aqui e de alhures, tendo como ponto alto a escolha da rainha.

A avenida Cruz das Armas e ruas adjacentes à igreja eram tomadas por pavilhão, barracas e um parque de diversões que fazia a alegria da garotada. Essas festas não existem mais, porém, a Igreja de São José Operário segue no mesmo lugar, bela e imponente, e de grande significado espiritual para a região de Cruz das Armas e da própria João Pessoa.

Foto atualíssima da Igreja de São José Operário, em Cruz das Armas