domingo, 14 de setembro de 2025

Alemães no Nordeste holandês

19, agosto, 2025

O domínio batavo no Nordeste brasileiro, na primeira metade do Século XVII, é também um período de presença alemã. Trabalhando junto à Companhia Holandesa das Índias Ocidentais havia influentes germânicos, a começar pelo mais famoso administrador, destacado pelos Países Baixos, na época, o Conde Maurício de Nassau.

Pertencente à nobreza dos Países Baixos, Joahann Moritz von Nassau-Siegen nascera em Dillenburg, parte do Sacro Império Romano-Germânico, naquele período histórico, e à Alemanha, atualmente. Ele esteve na Paraíba, por volta de 1638, inspecionando o território. A mudança do nome de Forte Santa Catarina para Margarida, coincide com o nome de sua (de Nassau) mãe. Quando de sua despedida do Brasil, percorreu calmamente ruas e prédios de Frederica.

Georg Macgraf, naturalista, cartógrafo e astrônomo alemão realizou estudos em território pernambucano, paraibano e norte-rio-grandense, em companhia de Elias Herckman, que governou a Paraíba e é autor do famoso e seminal documento histórico-geográfico Descrição Geral da Capitania da Paraíba, sobre o qual já falamos. Macgraf é responsável oficial por um dos primeiros mapas reais sobre a região: Praefecturae de Paraiba et Rio Grande.

O primeiro governador holandês na Paraíba, Servaes Carpentier, nasceu em Aachen/Aken na atual Alemanha. O governo dele foi curto (janeiro de 1635 a junho de 1636). Consolidou a ocupação, cuidou de fortificações e produziu um relato técnico que orientou a exploração econômica, com registro de solos, culturas e criação, com entusiasmo pela fertilidade local.

Entre os alemães no Nordeste, um deles ostenta uma das histórias mais macabras da época. Falo de Jacob Rabbi (judeu-alemão) responsável pela morte de dezenas de pessoas, em meio a uma missa de domingo, em Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte. O objetivo era absolutamente torpe: a rapina, o roubo, utilizando como motivação a intolerância religiosa.


Leia mais:
https://paraondeir.blog/alemaes-no-nordeste/