quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Antônio Ivo de Medeiros

16, dezembro, 2025

O dia 16 de dezembro de 2008 marcou um trágico acontecimento na história política paraibana: o suicídio do então prefeito de Santa Luzia, Antônio Ivo de Medeiros.

O ato extremo foi executado em sala da Casa Civil do Governo do Estado que funcionava na antiga sede do Banco do Estado da Paraíba, o Paraiban, privatizado em novembro de 2001.

A forma pela qual Antônio Ivo morreu causou profunda surpresa, principalmente entre amigos e conhecidos em geral, em virtude de um perfil movido pelo bom humor, não apenas no relacionamento pessoal, como na atividade política.

Médico de formação, ele se projetou como uma liderança municipal com trânsito amplo, capaz de conversar com aliados e adversários e de manter, por anos, uma presença constante na vida pública do estado.

No momento de sua morte, ele conduzia pela segunda vez a Prefeitura de Santa Luzia, cargo para o qual havia sido eleito em outubro de 2004, e que deveria terminar no final de 2008, já que não havia concorrido à reeleição.

Antes disso, ele havia exercido o mesmo cargo na década de 1970, marcando sua entrada na vida política. Nos anos seguintes, ampliou a atuação para o plano estadual.

Assim, elegeu-se deputado estadual e cumpriu três mandatos, com eleições em 1986, 1990 e 1994, tornando-se um nome conhecido na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O desempenho ajuda a entender a sua influência política, construída tanto pela presença no parlamento quanto pela ligação direta com o eleitorado sertanejo, que costuma cobrar obras, serviços e respostas rápidas.

Ao falecer, Antônio Ivo, nascido em 19 de maio de 1948, estava com 60 anos. Depois de ser velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, seu corpo foi transladado para Santa Luzia, onde foi sepultado.

Hoje, Antônio Ivo de Medeiros é nome de rua na cidade de Campina Grande, de uma Unidade Básica de Saúde da Família em Soledade, além de um bairro inteiro e de um ginásio na cidade de Santa Luzia.