sexta-feira, 4 de abril de 2025

Avenida José Américo de Almeida ou Beira Rio

12, março, 2025

Nesta série de posts que venho publicando sobre nomes populares que se sobrepõem aos oficiais, em logradouros da cidade, exemplo marcante é o da Avenida José Américo de Almeida, que homenageia figura importante da história paraibana no século XX. Apesar do batismo oficial, a avenida é mais conhecida pelo povo pessoense como Beira Rio.

A explicação para a preferência popular é simples: em grande parte de sua extensão, a avenida corre paralela ao Rio Jaguaribe, o que originou o nome informal. A força da relação é tão grande que, na prática, Beira Rio é a denominação mais amplamente utilizada, pela população, e até já adotada pelo internacional Google, que reconhece ambas as nomenclaturas em buscas efetuadas no Maps. José Américo de Almeida, natural de Areia, governou a Paraíba em duas ocasiões.

A primeira foi logo após a Revolução de 1930, da qual foi um dos protagonistas, assumindo o cargo de interventor estadual, antes de deixar o governo para se tornar Ministro da Viação no governo revolucionário de Getúlio Vargas. A segunda ocorreu em 1950, quando foi eleito governador, embora, mais uma vez, tenha deixado o cargo para reassumir o Ministério da Viação no novo governo de Vargas.

Além da política, José Américo destacou-se na literatura, sendo autor de obras como A Bagaceira, considerada por muitos como seminal do que se convencionou chamar de literatura regionalista. A avenida foi construída na década de 1970 como parte do esforço para melhorar o tráfego da cidade rumo à orla marítima, paralela a outras que cumprem esse papel, com destaque para a pioneira Avenida Epitácio Pessoa, que sempre foi a principal via de ligação entre o centro e o litoral.

Ao fim e ao cabo, a mais importante marca identificadora da Beira Rio ficou sendo mesmo sua relação com o icônico – e maltratado – Rio Jaguaribe, que placidamente corre em seu leito natural desde muito antes de João Pessoa se tornar cidade.

Trecho da Beira Rio já vizinho do rio Jaguaribe