quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Clubes paraibanos dominam o Walter Figueiredo

25, setembro, 2022

Foi um dos maiores Torneios Norte-Nordeste da história da natação. João Pessoa sediou o troféu Walter Figueiredo, com a participação de 44 clubes de 11 estados e 504 atletas nadando nas piscinas da Vila Olímpica Parahyba, localizado no Bairro dos Estados.

Pois bem, esse campeonato comprovou e consolidou a evolução da natação paraibana. Diversas evidências confirmaram em números que a Paraíba é realmente, o local da região onde se pratica a melhor natação competitiva. De forma coletiva, o Grêmio Vila Olímpica Parahyba sagrou-se campeão do troféu com 3.687 pontos, seguido da AABB de Recife e em terceiro lugar, mais um clube da Paraíba, o Team Cabo Branco AcquaR1.

Nacionalmente, a Paraíba vem tendo grande destaque nos Brasileiros infantil e juvenil. Não deu outra, o Team Cabo Branco AcquaR1 venceu o troféu na categoria infantil e o Grêmio Vila Olímpica Paraíba venceu com destaque a categoria juvenil, comprovando a perenidade da natação da Paraíba, sob os comando dos treinadores Stephano Vieira da AcquaR1 e Leandro da Vila Parahyba.

Os clubes paraibanos mais uma vez apresentaram diversos destaques individuais no Norte-Nordeste.  A CBDA destacou um nível alto da competição, pela grande quantidade de recordes batidos. Para se ter uma ideia, seis nadadores paraibanos quebraram recordes em suas provas. Foram eles: Jamal Barroso (infantil I), nos 800m livre, Giovana Campos (infantil II), nos 200m borboleta, Levi Diniz (infantil II), nos 800m livre, Isabela Garcia (juvenil I), nos 200m peito, Esthefany Camily (juvenil II), nos 800m livre e Daniel Azevedo (junior I), nos 200m costas. Desta forma, a Paraíba cria um destaque positivo nas provas de fundo e mantém a tradição do nado borboleta com a jovem Giovana Campos, que durante uma década teve Kaio Márcio dominando os 200m borboleta.  

Com relação ao quadro de medalhas, o Team Cabo Branco AcquaR1 terminou na liderança, numa disputa palmo a palmo com a AABB de Recife e o Grêmio Vila Olímpica Paraíba. A equipe do bairro do Miramar conseguiu 40 medalhas de ouro, seguido de 39 da AABB de Recife e 37 da Vila Paraíba. Daniel Azevedo e Gabriel Dantas foram os destaques do quadro de medalhas com seis ouros cada um.

Os dois clubes da Paraíba também foram destaques nas premiações individuais. Diversos nadadores receberam troféus eficiência e índice técnico. Foram eles: João Gabriel (infantil I), Levi Diniz (infantil II), Daniel Azevedo (junior I) e José Leandro (junior II) receberam troféus índice técnico. Já o troféu eficiência foi recebido por Giovana Campos (infantil II), Isabela Garcia (juvenil I), Victor Souza (junior II), Milena Paiva (sênior) e Gabriel Dantas (sênior).

O troféu Walter Figueiredo finalizou com dois desafios de 50m livre, onde os oitos atletas mais rápidos do Norte-Nordeste fizeram uma prova final. No feminino, a pernambucana Beatriz Bezerra superou a baiana Celine Bispo com o tempo de 26,36s e no masculino Davi Abreu da AABB de Recife, foi o nadador mais rápido da competição com 24,37s.

Entre os dias 22 e 24 de setembro, a cidade de João Pessoa presenciou grandes disputas nas piscina olímpica da Vila Parahyba, onde os melhoras nadadores do norte nordeste se fizeram presentes. A FEAP está de parabéns pela organização impecável e todos os paraibanos saíram orgulhosos em perceber que atualmente a natação paraibana domina o cenário regional, fruto de um trabalho realizado de médio e longo prazo, realizado nos nossos clubes. Que venham as próximas competições, porque essa foi finalizada com chave de ouro.