Além do alto rendimento! Conheça os benefícios da natação. Historicamente, a natação é um esporte que traz muitas medalhas para o Brasil. Deste que Tetsuo Okamoto conquistou o bronze nos 1.500m livre, em Helsinque, em 1952, nadadores brasileiros subiram ao pódio 14 vezes em jogos olímpicos. Mas você não precisa competir em alto rendimento para desfrutar dos benefícios da natação. Por ser um esporte que trabalha muitos músculos de maneira intensa, a natação é conhecida por proporcionar um alto rendimento físico e maior força muscular aos seus praticantes. No entanto, a prática dessa atividade traz diversas outras vantagens para o organismo, que envolvem o coração, os pulmões e até a mente.
A prevenção de doenças cardiovasculares é um dos benefícios percebidos por nadadores e nadadoras. Isso acontece porque a repetição dos movimentos realizados na natação ajuda a fortalecer os músculos do coração e a eliminar a gordura que envolve o órgão. Além disso, o esporte também melhora a circulação sanguínea, pois esses fatores beneficiam o bombeamento de sangue no corpo.
Assim como os músculos cardíacos, a musculatura do tórax também é fortalecida com os movimentos da natação. Com isso, a capacidade pulmonar aumenta e a absorção de oxigênio também. Essas condições, em conjunto com a grande umidade dos ambientes onde o esporte é praticado, fazem dele uma ótima prática para amenizar os sintomas de doenças respiratórias, principalmente a asma.
A intensidade da natação e o fato de exigir exercícios extremamente aeróbicos podem ajudar na prevenção de outras doenças, como a diabete tipo 2. Isso ocorre devido à alta queima de calorias proporcionada pelos movimentos. A natação também controla o colesterol, pois ela proporciona um aumento nos níveis do colesterol HDL (o tipo bom) no organismo.
As vantagens que a natação pode trazer para a mente são surpreendentes. O aumento na capacidade de oxigenação é um fator físico capaz de reduzir consideravelmente os níveis de estresse, pois a calma e a tranquilidade estão diretamente ligadas à respiração – motivo que explica algumas práticas da meditação. Já a melhora no bombeamento sanguíneo pode trazer uma maior potência cerebral, acarretando em mais benefícios, como a maior capacidade de concentração. De acordo com alguns psicólogos, a natação também colabora muito na autoestima de quem a pratica, pois além de trazer benefícios físicos que ajudam na boa relação com o próprio corpo, os movimentos aquáticos transmitem sensações extremamente positivas, como a liberdade.
Todos esses fatores se juntam a liberação de hormônios relacionados à felicidade, como a serotonina e a ocitocina, provocando uma alteração benéfica no humor. Além da liberação dos hormônios, a natação promove também uma atividade social, já que os treinos geralmente são feitos em equipes e exigem interação. Por isso, este é um esporte altamente recomendado no tratamento de ansiedade e depressão, sendo comum que pais matriculem os filhos em aulas de natação com o objetivo de combater a ansiedade infantil. A natação ainda possui outros estímulos: por ser um esporte que envolve diferentes estilos, cada um com regras distintas, é possível manter quadros de evolução e aprendizado por muito tempo, aumentando também a sensação de felicidade ao atingir novas conquistas.
Saber nadar é imprescindível também para diminuir os riscos de acidentes em piscinas, no mar, em rios e outros locais que ofereçam contato com a água. Além disso, é fundamental também para iniciar a prática de outros esportes. Esse é, por exemplo, o primeiro passo para aprender a surfar.
Você não precisa ter a explosão do Bruno Fratus ou a resistência da Ana Marcela Cunha para ter uma vida mais saudável com a natação. Se possível, procure a ajuda de treinadores e defina uma programação de treinamentos, para escolher as modalidades mais adequadas. A natação talvez seja o esporte mais completo e com menos risco de lesão. Portanto, pratiquem.
Jogos da Amizade
O Colégio Motiva promoverá entre os dias 17 e 21 de agosto os jogos da amizade, aqui na cidade de João Pessoa-PB. O evento esportivo contará com aproximadamente 1.800 atletas de cinco Estados nordestinos, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A natação acontece no sábado, dia 20, e a equipe do Motiva Ambiental é tida como uma das favoritas.
Jogos da Juventude 2022
Ana Marcela Cunha, medalha de ouro nas olimpíadas de Tokio, foi escolhida como embaixadora dos Jogos da Amizade 2022 que serão realizadso em setembro, na cidade de Aracaju-SE. Motivação total para os nadadores de 15 a 17 anos que participarão deste grande evento da natação escolar do Brasil.