Como surgem os grandes nadadores? Primeiramente temos que entender como as crianças têm o primeiro contato com as técnicas de nado e como tem acesso as piscinas. Sempre e sempre vai haver um professor de natação (educação física) ensinando a nadar. É aí onde o profissional faz toda a diferença. Algumas crianças têm mais facilidade de nadar do que outras, ou seja, algumas absorvem a técnica com maior facilidade do que outras. O professor de natação deve observar os talentos e proporcionar treinos diferenciados para os futuros nadadores, que muitas vezes possuem características e dons individuais.
O Brasil pelo seu tamanho e pela sua miscigenação de raças deveria ser uma potência olímpica em todos os esportes, e a natação não deveria ser diferente. Ocorre que os problemas sociais do país e da Paraíba não propiciam a entrada da natação nas classes mais pobres. Desta forma, os clubes são fundamentais para a disseminação da natação. Os clubes na Paraíba se localizam nas áreas nobres das cidades de João Pessoa e Campina Grande. Então é fato: os grandes nadadores vão surgir da classe média, dos clubes de natação e de competições nos finais de semana.
É aí onde o Governo do Estado acerta com a volta dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, em maio. A natação terá a etapa estadual nos dias 27 e 28 de maio no Parque Aquático da Vila Parahyba. Portanto colégios como Motiva, ISO, Evolução, Pio X Marista entre outros, apresentarão novos nadadores e todos os clubes observarão o nível da competição. Essa disputa estadual classificará para os Jogos da Juventude (competição nacional) de 12 à 14 anos e 15 a 17 anos. Lembro que ano passado, a nadadora Giovana Campos, de 13 anos, conseguiu medalhar no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, com um ano a menos que as finalistas. Esse ano atletas como Daniel Azevedo deve fazer seu último ano nos JEBs, e quem sabem nos representará nos Campeonatos Sul-Americanos e Mundiais.
Os técnicos de natação sabem que os Jogos Escolares mexem com rivalidades estudantis e isso impulsiona o esporte. Muitas vezes alguns nadadores testam provas que normalmente não são nadadas em campeonatos tradicionais e surpreendem dessa forma. Acredito muito na realização desses jogos, exatamente porque o foco é nos nadadores com as características mencionadas. Não tenho dúvidas que são nessas competições que surgem grandes nadadores e quem sabe, futuros atletas olímpicos. A natação agradece a volta dos Jogos Escolares.
Foco
A equipe do ECCB/AcquaR1 vem treinando intensamente, sob o comando do coach Stephano Vieira, para fazer bonito no Norte-Nordeste que será realizado no mês de maio, em Salvador. O clube vai tentar subir no pódio geral da competição, mesmo com um número reduzido de atletas.
COPM-BM
O COPM-BM, localizado no Retão de Manaíra, continua incentivando a natação em seu parque aquático. Sob o comando do técnico Leo Palmeira, o clube deve revelar novos talentos para a natação da Paraíba, pois essa é uma das principais características da natação deste clube, ou seja, a revelação de talentos.