quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Consumo de oxigênio na natação

8, maio, 2022

Na natação, o gasto energético está relacionado à velocidade média de nado (VN), à eficiência bruta, à eficiência propulsiva e ao arrasto. Segundo as autoridades do esporte, a energia, para eventos em natação, é gerada tanto por processos aeróbios, quanto por anaeróbios e um balanço deveria existir entre a energia necessária para nadar uma distância em determinado tempo e o total de energia disponível neste tempo a partir dos sistemas metabólicos. As relações entre o consumo de oxigênio (VO2), a economia de nado e o desempenho em natação têm sido foco de diversos estudos e treinamentos.

Diferentes procedimentos têm sido utilizados para a identificação do VO2, máximo ou não, durante, e/ou imediatamente após o nado. Mas, devido às condições ambientais, aos movimentos corporais e às viradas contra a borda em piscinas, a medida do VO2 na natação, em comparação a modalidades realizadas em seco, apresenta uma maior dificuldade em ser realizada. A fim de superar essas condições adversas, algumas metodologias têm sido desenvolvidas a fim de permitir a mensuração do VO2 em condições mais próximas à realidade do atleta de natação.

Para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador de natação. Além disso, uma opção para melhorar o VO2 é através da realização de treinos intervalados, realizados em alta intensidade. O que fazer para aumentar o VO2? O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é considerado uma das melhores maneiras de aumentar seu VO2 max. Isso ocorre porque o HIIT faz com que você brinque ou ultrapasse temporariamente seu limiar anaeróbico antes de retornar a uma intensidade aeróbica mais baixa. Dessa forma os treinos A1, A2 e A3 muito usados pelos nadadores devem ser repetidos com frequência para melhora do VO2.

Os treinos intervalados na natação são acompanhados também com treinos de academia e resistência. Tornar um nadador eficiente é deixa-lo ciente que os treinos devem fazer crescer também na experiência, pois o atleta deve saber de seus limites para saber com que frequência o nado deve ser colocado numa competição. Ver atletas do ECCB-AcquaR1 fazendo treinos intervalados com eficiência, demonstra a capacidade da comissão técnica e a certeza que nossos nadadores enfrentarão as maiores estruturas do Sul e Sudeste de frente e sem dever nada. Resta apenas nossos atletas demonstrarem a garra de sempre que os resultados aparecerão.