domingo, 5 de maio de 2024

Cultura Esportiva x Profissionalismo

4, fevereiro, 2024

Morar na Paraíba tem seus aspectos bons e ruins. Nessa coluna, vou falar mais da parte ruim, que impacta nos resultados da natação. A cultura esportiva e de alto rendimento não é um ponto forte no Brasil, mesmo com tamanha matéria prima. Na Paraíba esse retrospecto não seria diferente. E o que falta?
Acreditem, os próprios educadores de educação física não conseguem avançar para um estágio de resultados, e se mantém numa zona de conforto, mas que nunca vão chegar a lugar nenhum. Falta profissionalismo no esporte, e nanatação não é diferente. A Unifacisa no Basquete, o Fortaleza no Futebol, ealgumas duplas de vôlei de praia são os pontos fora da curva no esportenordestino.

Todos os citados conseguem competir em alto rendimento, sem tem os orçamentos milionários das equipes do Sul e Sudeste, todavia o profissionalismo e cultura esportiva foram implantados no sangue, atingindo toda a cadeia de profissionais e empresários. A natação da Paraíba ainda engatinha no seu amadorismo, desperdiçando um potencial gigante. Falo isso, no que considero o melhor momento da natação da Paraíba, com atletas e treinadores com nível nacional e internacional, mas a cabeça dos dirigentes é de uma lentidão gigantesca e lamentavelmente, os treinadores e profissionais de natação não conseguem convencer da viabilidade de projetos profissionais e de alto rendimento.

Creio que se não tivermos cuidado, daqui a três anos os nadadores que hoje brilham na Paraíba irão nadar fora do país e a natação do Estado, vai simplesmente deixar de ter a possibilidade de se profissionalizar. Definitivamente, na Paraíba, não temos a cultura esportiva e nem oprofissionalismo exigido pelo esporte de alto rendimento. Giovana Campos, Tiffany Farias e João Gabriel passarão como um foguete, da mesma forma que Guga no Tenis e Maguila no Boxe, e não deixarão legado na natação daParaíba, por conta do amadorismo impregnando nos professores de educação física, que se contentam em dar aulinhas de natação, sem compromisso e semvislumbrar resultados, frutos de seu trabalho. Ou seja, não temos cultura esportiva profissional.

Jogos da Juventude 2024
João Pessoa vai sediar os jogos da juventude de 15 a 17 anos, entre os dias 13 e 28 de novembro. Mais de 4.500 atletas de diversas modalidades estarão disputando os jogos aqui na capital, nos nossos diversos equipamentos. Parabéns ao governador João Azevedo pelo esforço e parabéns ao COB na confiança da Paraíba.

Natação Motiva
O colégio Motiva foi um dos equipamentos avaliados pelo COB, recebendo diversos elogios na sua infra estrutura. Que isso sirva de exemplo, para que outras instituições invistam no esporte, pois a geração de saúde e benefícios da atividade física fazem parte do currículo escolar dos colégios que investem nos alunos.