segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Dobras na Natação

20, março, 2022

Pra que servem as dobras de treino na natação? As dobras são de extrema importância para desenvolver o programa de treinamento por completo nas piscinas. Os técnicos de natação entendem os treinos como sessões e existem princípios que devem ser seguidos rigorosamente.

Pois bem, as dobras são mais uma sessão de treinos inseridas no dia, normalmente pela madrugada para adaptar ao horário escolar dos atletas. Os treinos de dobras seguem dois princípios fundamentais.

1º principio de progressão de cargas: que corresponde no aumento progressivo das cargas de volume e intensidade durante a carreira de um atleta.

2º principio da adaptação: corresponde na busca da melhor adaptação ao meio. Existe uma rotina que nos cria facilidades para determinados movimentos, por sermos animais terrestres estamos constantemente treinando movimentos básicos para o atletismo, assim na água, quanto maior número de sessões mais adaptados ao meio liquido estaremos e portanto desenvolvendo melhores movimentos e sensações que possam nos auxiliar no deslocamento mais eficiente dentro da agua.

A falta nas dobras ocasiona no atraso do desenvolvimento performático do atleta, ou seja, determinados resultados que poderiam ser alcançados em um ano, serão alcançados talvez em 2 anos.

As dobras devem ser feitas em períodos diferentes. Estudos científicos de adaptações das condições físicas treináveis, mostram que, dependendo da intensidade aplicada, necessita-se de 12 a 48 horas para a repetição desse esforço.

Portanto, as dobras de treino são importantes até para realizar remoções de resíduos ácidos que causamos em treinamentos de alta intensidade e para complementar trabalhos não realizados nos treinos principais.

Apesar de todos os benefícios da dobra, esse tipo de treino não é recomendado para atletas mirins e petiz, por conta também da necessidade de descanso.

Atualmente o coach Stephano Vieira do ECCB/AcquaR1 também aboliu para os atletas infantis, pois ele acredita que o descanso nessa fase é mais importante que o aumento de volume, mirando a fase de crescimento dos nadadores, que nesse período também iniciam a musculação.

Desta forma, os atletas infantis são preservados fisicamente e isso pode também ser considerado uma estratégia de treinos e resultados de médio a longo prazo. Essa será uma nova tendência para os atletas infantis, todavia a partir do juvenil, as dobras serão rotina para o nadador de alta eficiência, se quiser chegar em algum lugar.

Polêmica na Natação

Lia Thomas se tornou ontem a primeira nadadora trans da historia campeã do NCAA do Estados Unidos ao vencer a prova das 500 jardas livre. E preciso entender com maior profundidade essa questão na natação feminina, pois é um esporte individual que as atribuições físicas fazem a diferença.

Quebra de recordes

Apesar de ser a primeira etapa de quatro, o campeonato paraibano de natação em piscina longa teve seis quebras de records, sendo três atletas do Grêmio Cief e três do ECCB/AcuqaR1. A natação da Paraíba agradece e dessa forma, estaremos muito preparados para enfrentar os principais torneios regionais e nacionais em 2022.