domingo, 14 de setembro de 2025

Elpídio de Almeida

1, setembro, 2025

No último sábado, 30, quando falei sobre a instalação oficial da Vila Nova de Brejo de Areia, citei os irmãos Elpídio de Almeida e Horácio de Almeida, naturais daquela bela e histórica cidade.
O comum, em suas vidas, é que ambos foram historiadores. O primeiro, o mais velho, tendo a Medicina como ramo de atuação profissional, e o segundo, o mais novo, a Advocacia.

Elpídio Josué de Almeida, nascido em 1893 (que, se vivo estivesse, estaria completando 132 anos, neste 1º de setembro de 2025, foi uma das figuras centrais da história de Campina Grande no Século XX.
Além de exercer a Medicina, na cidade, ele é autor de uma obra seminal para a historiografia campinense, justamente a História de Campina Grande, ainda hoje fonte indispensável sobre o assunto.

Também foi proeminente na política local e estadual, já que governou Campina por duas vezes. A primeira, entre 1947 e 1951 (primeiro prefeito eleito em eleições livres e diretas, na cidade).
Convém lembrar que, especialmente naquele primeiro mandato, a urbe campinense ostentava a maior população do estado. A segunda vez que governou foi entre 1955 e 1959. O interregno é de apenas um mandato.

Leia mais:
https://paraondeir.blog/elpidio-de-almeida/