O vereador Marcílio do HBE tem razão, ao afirmar que ainda faltam investimentos nas categorias de base do nosso futebol. E é por isso mesmo que grandes talentos quase não passam pelas equipes locais, pois quando despertam interesse pelo bom futebol, são negociados e fazem sucesso em grandes clubes do país e até no exterior.
A política que está em evidência atualmente no futebol profissional da Paraíba, lembra com muita propriedade Marcílio do HBE, é a de contratar 20 ou 30 jogadores em fim de carreira, pagando entre R$ 15 e 20 mil de salários, e que pouco produzem. A prova é tanto que estamos bem distantes das principais Séries do Campeonato Brasileiro.
Um exemplo bem recente é o Botafogo-PB, que contratou um número significativo de jogadores e não ganhou nada até agora, perdendo inclusive a chance de disputar o título do Campeonato Paraibano. Antes mesmo da segunda rodada da Série C anunciou oito dispensas. Pode? Por aqui isso quase sempre acontece, com erros gritantes nas contratações.
Marcílio do HBE encerra a mensagem que me enviou, mostrando que falta compromisso e entendimento no setor de futebol, o que leva algumas pessoas a se prostrarem como donos do clube, e nunca procuram desenvolver um trabalho de investimento e rentável, começando pela base. O que incomoda e machuca os torcedores, é que não existe nenhuma reação para mudança desse quadro. Por isso e muito mais, Marcílio do HBE, acredito que essa sofrência ainda vai perdurar por muito tempo.
Positivo
O meia Lineker começou muito bem a sua participação na Série D do Campeonato Brasileiro, vestindo a camisa do Sousa. Marcou os dois gols da vitória sobre o Atlético-CE por 2×1 e jogou um futebol de muita qualidade, para a satisfação do técnico Índio Ferreira, que também tem o foco voltado para a grande decisão do Campeonato Paraibano deste ano.
Negativo
Tudo indica que a partida de volta que vai apontar o campeão paraibano de 2021 será mesmo realizada a partir das 10h, no estádio Marizão, em Sousa. Sinceramente, estão mesmo brincando com a saúde dos atletas. Quem conhece o Sertão paraibano, sabe que é desumano praticar quase duas horas de futebol nesse horário. Lamentável que isso ainda acontece nos tempos de hoje.
No Foco
A professora Janaina Chianca encara com muita confiança esse momento de pandemia, e acredita no crescimento das categorias de base no basquete da Ansef-PB. As restrições são cumpridas, mas Janaína Chianca trabalha com estratégias inteligentes para esse segundo semestre. As matrículas para as escolinhas estão abertas. Ligue: 9.8754-5991