sábado, 4 de maio de 2024

Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e prêmio será entregue na Paraíba

12, dezembro, 2021

A Paraíba será protagonista de um momento histórico para a cultura nordestina e brasileira nesta segunda-feira, 13 de dezembro: a entrega do título “Forró Patrimônio Cultural do Brasil”. A informação é da Associação Cultural Balaio Nordeste e a data não foi escolhida por acaso, pois 13 de dezembro é o Dia Nacional do Forró e também o aniversário natalício de Luiz Gonzaga.

O título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil será entregue por ocasião do IV Encontro Nacional de Forrozeiros, que acontece de 13 a 17 de dezembro de 2021 junto com o III Fórum Nacional do Forró de Raiz. Toda a programação é gratuita e vai acontecer  no Espaço Cultural José Lins do Rego e na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Mais informações sobre a programação e horários: (83) 3021-3165 ou (83) 98727-5607.

O pedido de reconhecimento do forró como patrimônio cultural foi feito pelo Balaio Nordeste há 10 anos. “Em 2011, a Associação Cultural Balaio Nordeste fez o pedido do registro do Forró como patrimônio cultural ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e em 2015 foi realizado, com o apoio do IPHAN(PB), o I Fórum Nacional do Forró de Raiz”, informa o site da Associação.

Ainda segundo a Associação Balaio Nordeste, os fóruns têm sido um importante movimento cultural em busca de discutir e de viabilizar o reconhecimento/registro do Forró como Matriz Cultural identitária do povo brasileiro. “O forró é um ritmo que constitui uma das maiores expressões de nossa cultura e que, portanto, deve ser (re)conhecido e valorizado por todos”, argumenta.

Encontra Nacional de Forrozeiros

O IV Encontro Nacional de Forrozeiros reunirá artistas, detentores dos conhecimentos das matrizes do forró, e membros das comunidades forrozeiras de todo o país, além de produtores culturais, comunicadores, pesquisadores, gestores de instituições culturais públicas e privadas.  

A programação terá participações internacionais e de 14 estados brasileiros, com apresentações artísticas, audiência pública, lançamento da cartilha do forró e roda de conversa e debates, sobre os principais temas de interesse das comunidades forrozeiras e debaterá políticas públicas para promoção e valorização do forró tradicional  e seguirá as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Homenagem a Genival Lacerda

“Este ano, o evento homenageará o cantor e compositor Genival Lacerda, que faleceu este ano, em decorrência das complicações da Covid-19. Com 64 anos de carreira, conhecido por todo o Brasil, era um símbolo da cultura do Nordeste e foi um dos grandes nomes do forró que, com carisma e irreverência, se tornou um ídolo popular”, informa o site do Balaio Nordeste.