sábado, 4 de maio de 2024

Grafiteiros homenageiam Adriano Fideles no Centro Histórico

14, março, 2022

O artista Adriano Fideles teve um painel pintado em sua homenagem no último sábado, 12, no Centro Histórico de João Pessoa, bem próximo ao local onde morava e realizava seu trabalho como contra-regra, artesão e uma espécie de “faz tudo” durante a realização de projetos culturais naquela região da cidade.

O painel foi pintado pelos grafiteiros Mulinga, Bárbara e Américo, que assinam juntos “acervo ZERO3, e teve a produção da jornalista e fotógrafa Germana Bronzeado. “A idéia foi de deixar viva a memória de Adriano, que tanto fez e se doou pela cultura dessa cidade, ao mesmo tempo em que evidenciamos o graffiti e o trabalho dos grafiteiros enquanto arte”, destacou.

Adriano Fideles trabalhava na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e foi morto vítima de atropelamento na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, em Tambaú, no sábado, dia 1º de janeiro, quando um carro bateu na sua moto. Segundo relatos de amigos da vítima, o carro teria vindo em alta velocidade e batido na traseira da moto. Ele chegou a ser socorrido para Hospital de Trauma, mas não resistiu e morreu.

A Polícia Civil localizou o carro que atropelou Adriano em uma oficina no bairro da Torre e, dias depois, o motorista – uma argentino que reside em João Pessoa – se apresentou. Ele prestou depoimento e responde ao processo na Justiça em liberdade.

Familiares e amigos de Adriano Fideles cobram justiça para o caso e lançaram uma campanha para ajudar financeiramente a família do artista.

COMO AJUDAR

Quem desejar contribuir com a campanha pode fazer contato com Luciana, viúva de Adriano, através do e-mail: Lu.funjope@gmail.com

Fotos: Germana Bronzeado