quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Há 30 anos, morria o governador Antônio Mariz

16, setembro, 2025

Na noite de 16 de setembro de 1995, um sábado, o governador Antônio Marques da Silva Mariz, aos 57 anos, morreu na Granja Santana, residência oficial do governo da Paraíba.
Mariz, natural de Souza, que havia sido eleito no ano anterior, e tomado posse em 1º de janeiro, cerca de 9 meses antes do falecimento, tinha 57 anos e gozava de grande prestígio político dentro e fora da Paraíba.

A notícia, naturalmente, abalou o estado. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde Mariz militou, primeiro, como deputado federal e, depois, como Senador da República, decretaram luto.
O corpo foi velado no Palácio da Redenção, na Praça João Pessoa, na capital do estado. Longas filas se formaram para a despedida. Caravanas de diversos municípios paraibanos participaram do velório.
O enterro aconteceu no dia seguinte, 17 de setembro, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, com honras de chefe de Estado e debaixo de uma intensa e emocionante salva de palmas.

Em Brasília, o presidente da República em exercício, Marco Maciel, que também compareceu ao velório e sepultamento, em João Pessoa, decretou luto oficial de três dias em todo o país.
Mariz havia adotado, em seu governo, o mote “Governo da Solidariedade”. Com a morte do titular, o vice-governador José Targino Maranhão assumiu permanentemente o cargo em 16 de setembro de 1995.

A memória de Antônio Mariz registra um político de estilo combativo à frente de um governo voltado aos mais pobres, o que reforça o ambiente de luto e de reconhecimento público que cercou o funeral.
O ilustre paraibano apareceu na política brasileira ainda estudante, na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, conforme lembrou o então senador José Maranhão, nos 20 anos da morte de Mariz, em discurso no Senado Federal.

Leia mais:
https://paraondeir.blog/governador-antonio-mariz/ ‎