quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Hortênsio de Souza Ribeiro

31, janeiro, 2026

Sérgio Botelho – O dia 31 de janeiro é de grande importância para a história intelectual campinense e paraibana. Foi nessa data, no ano de 1885, em que nasceu o futuro professor, advogado e escritor Hortênsio de Souza Ribeiro.

Amante devotado de sua terra natal, em toda a sua existência, somente deixava Campina Grande para estudar ou batalhar ou contribuir para a cultura e as letras locais e da Paraíba.

Afastou-se nas primeiras vezes com destino à capital pernambucana, primeiro para estudar Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito do Recife, por um bom tempo, a única de todo o Norte e Nordeste do Brasil.

Também a Recife, para buscar meios que lhe permitissem reabrir o jornal fundado por Irineu Joffily, campinense de Pocinhos, o memorável Gazeta do Sertão. Conseguiu, ainda que sua circulação não tenha avançado muito no tempo.

Ao Rio de Janeiro, enfim, para, na capital da República, concluir seu curso de Direito, interrompido em Recife por problemas de saúde. Daí, abriu escritório na Maciel Pinheiro, e tome Campina Grande na veia.

Sua vida jornalística se fez presente não apenas nas páginas da Gazeta do Sertão, enquanto existiu, mas também no Voz da Borborema e em A União e A Imprensa, este último, vinculado à Igreja Católica da Paraíba.

Hortênsio Ribeiro figura como um dos ilustres sócios fundadores da Academia Paraibana de Letras, o que aconteceu em 14 de setembro de 1941.

Sua identificação com Campina Grande, contudo, transcendia o circuito intelectual da existência, fazendo-o partícipe das vitórias e realizações da cidade que lhe era tão cara.
Foi assim com a criação do Campinense Clube, um dos mais tradicionais do Nordeste, da qual participou. Não só participou, como foi ele quem sugeriu o nome que perpetuou a agremiação.

Sua obra literária, esparsa, foi, após sua morte, reunida pela esposa, Maria de Lourdes Ribeiro, resultando no livro Vultos e Fatos, editado pelo governo estadual em 1979.

*Sérgio Botelho é jornalista e escritor