domingo, 7 de dezembro de 2025

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Dom Ulrico

6, novembro, 2025

Sérgio Botelho – Não deixa de despertar curiosidade que entre tantas evocações à denominação de Nossa Senhora das Neves, neste logradouro, exista uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes, apesar de ambas se referirem, como se sabe, a Maria, mãe de Jesus.

Ela fica no centro da Praça Dom Ulrico que já foi chamada de Praça da Matriz porque vizinha à igreja da padroeira da Paraíba e de João Pessoa, hoje Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

O espaço inteiro do harmonioso rossio, que tem na extremidade Oeste o vetusto Colégio Nossa Senhora das Neves, leva o nome de um muito benquisto, pela cidade, frade beneditino alemão, falecido nos anos 1910, que se chamou Dom Ulrico Sontag.

O conjunto escultural mostra a santa em oração, sobre pedestal de pedra, com patamar circular, dois postes ornamentais e gradil que protege a obra. No momento, aguardando obras de restauração.
A estátua tem história já mais que secular, uma vez que foi instalada na praça no ano de 1922, presentada por religioso católico norte-rio-grandense, o Monsenhor Francisco de Assis Albuquerque, ordenado padre no Seminário Diocesano da Paraíba.

Consta que ele trouxe a imagem de Paris, com a ajuda do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, e uma campanha de apoio que realizou naquele vizinho estado da Paraíba.
Na mesma data, para não deixar que a informação escape, o IHGRN colocou na praça, quase colado ao adro da matriz, uma pedra que marca a altura da região com relação ao nível do mar, que muita gente confunde como se fosse o marco de fundação da cidade.

É um ponto de devoção e também de memória. Quem visita costuma observar os detalhes da guirlanda metálica ao redor da santa e o trabalho das pedras do pedestal.
A obra católica é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).