Atualmente, não se admite um jogador profissional que não tenha um agente. Tal profissional é uma pessoa que tem bom trânsito nos clubes, do Brasil e do exterior, e conhece profundamente o mercado. Muito geralmente, são ex-jogadores que adquiriram conhecimentos além das quatro linhas do gramado.
A habilidade fundamental para um profissional desse tipo é o “olhar clínico” para identificar quando um jovem é habilidoso a ponto de tornar-se um craque. Essa tarefa é muito difícil, pois a potencial revelação terá que demonstrar um nível equivalente a outros bons, uma realidade bem diferente dos campeonatos de bairro, em que há uma oscilação de nível e distante do profissionalismo.
Mas o trabalho para a progressão na carreira envolve outros aspectos, como, por exemplo, a visão comercial do futebol. É preciso conhecer o mercado da bola, para reconhecer não só o talento do jogador, mas, sobretudo, quantovale tal aptidão, no momento da contratação por algum clube.
É importante ressaltar que a carreira de atleta não costuma ser longa, pois o condicionamento físico exigido para a atuação profissional é comprometido com o avanço da idade; além da possibilidade de surgirem lesões que possam antecipar a aposentadoria.
Fica claro, então, que é fundamental o atleta ser bem agenciado.
O agente de jogador de futebol
Além de descobrir um talento, o agente de jogador de futebol utiliza seus contatos com dirigentes, por exemplo, para conseguir um teste para o jogador em início de carreira. É muito difícil para um atleta, sem esse agenciamento, conseguir passar por uma peneira e chegar à fase de testes.
Também é uma atribuição do agente intermediar o contato com marcas que possam patrocinar seu agenciado, para ter a imagem vinculada ao atleta. Isso geralmente acontece quando o jogador já possui algum destaque em razão da boa atuação e pode gerar rendimentos expressivos.
Como já dito anteriormente, a carreira do atleta não é longa e dura, em média, duas décadas. Isso faz com que o tempo seja muito relevante, e, para otimizá-lo, é preciso escolher profissionais que efetivamente ajudarão a alavancar a carreira.
Cuidado com o contrato!
Outro cuidado que deve ser tomado é em relação ao contrato que será firmado entre as partes, para que o atleta não fique vinculado a cláusulas e condições que não sejam favoráveis a ele. Para assinar um contrato, será necessário ter mais de 16 anos e a leitura deve ser feita atentamente, pois, nele, serão convencionados assuntos que envolvem ouso da imagem e questões relacionadas aos valores a ser pagos.