quinta-feira, 25 de julho de 2024

Lagoa de Praia: mistério e encantamento no Litoral Norte da Paraíba

25, maio, 2024

Com marcante presença do povo potiguara, aldeado no local desde a conquista da Paraíba, em 5 de agosto de 1585, o município paraibano de Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, é dotado de praias espetaculares. De tal forma, que fica difícil escolher qual a que mais permite ao visitante sonhar com o paraíso, cá na Terra, mesmo. Na verdade, o privilégio é de todo o Litoral Norte paraibano, onde as praias são conhecidas pela limpeza e tranquilidade, por se localizarem em projetos singulares de respeito às exigências do meio ambiente.

Nenhuma delas fica devendo absolutamente nada à outra no que tange às expectativas dos amantes do mar. Principalmente por estarem, na maioria, em Áreas de Proteção Ambiental, e sob a vigia permanente dos coletivos indígenas, que precisam daquela natureza para a sobrevivência. Entre essas praias, existe a Lagoa de Praia. O nome toma como base as características geográficas do local, onde, durante a maré baixa, se formam diversas lagoas, comparáveis a piscinas naturais, onde é possível ver corais entre os barrancos de arenito.

Daí, Lagoa de Praia, nome dado pelos nativos, na lingua tupi inkô(lagoa), kuká(praia), na junção forma-se inkô-kuká. Traduzindo para a língua portuguesa: lagoa de praia. A rica vida marinha da Lagoa de Praia proporciona uma experiência de mergulho inesquecível. Convém, além dos mergulhos, optar por atividades que não causem impacto ambiental, como trilhas ecológicas e observação de aves. A paragem é imperdível para quem busca um refúgio de belezas naturais, cultura indígena e tranquilidade. Um lugar onde o tempo parece desacelerar, permitindo que você se conecte com a natureza e consigo mesmo.

Prepare-se para se encantar com este paraíso escondido no Litoral Norte da Paraíba. Lembrando sempre de ser amável com os moradores das aldeias, nas terras paraibanas, somente eles, há milhares de anos, até a chegada dos europeus, e demonstre interesse em conhecer sua cultura e tradições.

(A foto foi copiada de um vídeo postado no YouTube por frequentadores)