quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Levanta a cabeça Brasil 

28, julho, 2024

A natação brasileira levou um tapa na cara, ontem, em TV aberta e em várias transmissões ao vivo nas finais dos 400m livre. Simplesmente porque criou uma expectativa em cima de Guilherme Costa (O Cachorrão) pelo seu desempenho nas eliminatórias da manhã, e o segundo tempo conseguido.
Pois bem, a natação é um esporte extraordinário exatamente porque ele é muito técnico. Eu já havia comentado que Guilherme Costa era nossa principal esperança de medalhas, mas que nunca seria fácil.

Para se ter uma ideia, cinco nadadores superavam a linha do recorde mundial até a passagem dos 300m.
O Cachorrão saiu mal e isso prejudicou sua prova como um todo, porque ele se esforçou muito nas passagens, e no final que é seu forte, não aconteceu suas arrancadas fenomenais, que quem acompanha a natação, sabe que uma das suas principais características.

A questão psicológica e a pressão em cima dos atletas brasileiros, também é acima da média, porque não temos muito medalhistas. Nossos favoritos vão sim pressionados, e isso prejudica seus desempenhos. O Brasil trata as olimpíadas como a principal prova do mundo, e esportes com menos visibilidade como a natação, sentem sim a pressão.

Essa pressão já acontece na base e nas seleções brasileiras juvenis e junior. Ontem foi apenas o primeiro dia. Guilherme Costa e Maria Fernanda estão classificados para outras provas. Que todos os psicólogos tentem recuperar não só esses dois nadadores, mas o outros que podem ser influenciados com esses resultados, porque temos nove dias de provas na natação. Levanta a cabeça Brasil.

Campeonato Pernambucano

Alguns atletas paraibanos, participaram das competições oferecidas em piscina curta, na AABB de Recife–PE. Essa competição serviu para dar ritmo, para o segundo semestre para os nossos nadadores. A maioria não tinha se quer tempos de balizamento em piscina curta. Experiência boa para quem foi.

Jogos da Amizade

A equipe de natação do colégio Motiva, sob o comando da professora Talita Leal, vem se preparando para participar dos jogos da Amizade que acontecerão na cidade de Fortaleza-CE no final do mês de agosto. Iniciativa excelente que deveria ser copiada por outras escolas. Parabéns ao Colégio Motiva.