A natação tem o mesmo problema do futebol, para os atletas de alto rendimento. Impressionante a quantidade de campeonatos que contemplam o segundo semestre da natação brasileira, e se o atleta não tiver cuidado e preparado, a lesão pode acontecer e o rendimento cair, pela falta de treinos e desgastes dos campeonatos. No futebol, Flamengo e São Paulo são os únicos times que ainda disputam três competições simultâneas. A diferença é que o Flamengo investiu e se preparou para ter duas equipes de alto nível fazendo rodizio, conseguindo manter os resultados. O São Paulo não, possui uma equipe menor, por isso sofre muito fisicamente em seus jogos, principalmente no segundo tempo, e arrisca morrer na praia pelo desgaste físico no final da temporada.
Na natação não é diferente. Talvez a única diferença é que a natação é um esporte individual. Não é possível a substituição e nem rodízio de atletas. Por isso, os treinadores quebram a cabeça para planejar os treinos e as competições. Para que se tenham ideia, o coach Stephano Vieira, do Team Cabo Branco-AcquaR1 aproveitou o tempo aquecimento do Campeonato Paraibano para realizar treinos com sua equipe de competição, acreditem, antes das provas. Os atletas convocados para Copa Pacífico, na Bolívia, ganharam uma semana de competições além do tempo de viagem e descanso. É impossível participar de todas as competições em alto rendimento, se não houver prioridades.
Até o fim do ano, teremos o troféu Brasil José Finkel, Norte-Nordeste Walter Figueiredo, Troféu Chico Piscina, JEBs, Copa Pacífico, Brasileiro de Verão, Paraibano de Piscina Curta e Norte-Nordeste Renaldo Malta, ou seja, impossível nadar tudo. Por isso, muita reflexão para o rendimento não cair, exatamente no fim do ano, onde os tempos devem acontecer. A maioria destes campeonatos necessitam de índices técnicos para participação, por isso esse problema é enfrentado pelos atletas destaques da nossa natação. A CBDA deve repensar o calendário da natação brasileira e perceber que é inviável fisicamente e até mesmo financeiramente a participação dos atletas de alto rendimento e destaques da natação. Temos todo um ano, e essas competições precisam ser melhor distribuídas no calendário.
Norte-Nordeste em João Pessoa
A FEAP está se preparando para sediar a Norte-Nordeste Absoluto de Natação (Walter Figueiredo), no fim de setembro, no parque aquático da Vila Parahyba. Esse é o principal campeonato de natação da região Norte-Nordeste, com a participação de mais de 400 atletas.
Jogos da Juventude
Desde quinta-feira, a delegação de natação da Paraíba, com atletas de 15 a 17 anos está na cidade de Aracajú-SE, participando dos Jogos da Juventude. Atletas como Kayan Negrão e Daniel Azevedo são integrantes da comitiva.