quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Natação tradição

5, novembro, 2023

A natação tem uma prova clássica. Os 100m livre. Alguns atualmente afirmam que é os 50m livre, que o recorde persiste em durar, ainda do nosso Cesar Cielo, brasileiro da gema. Pois bem, ainda continuo achando que a prova clássica da Natação é os 100m livre.

O adolescente romeno David Popovici de 17 anos estabeleceu um novo recorde mundial nos 100 metros livre da natação ao conquistar o ouro com o tempo de 46,86 segundos no Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos em Roma, na Itália, no ano passado, em 2022.

Cesar Cielo também era o detentor do recorde dos 100m livre. Atualmente, o baiano Guilherme Caribé, de 20 anos carrega nas costas o apelido de “novo Cielo”. Repete que tem tempos melhores do que o campeão olímpico tinha no mesmo estágio da carreira e afirma que vai buscar de volta para o Brasil o recorde mundial dos 100m livre que foi de Cesão…

Gui Caribé, entrou no quadro de nadadores que rodam os 47s, e por isso devemos acreditar em Caribé, pela idade e pelo treino, principalmente nas olimpíadas de Paris.

Aqui na Paraíba, atualmente temos na base o menino João Gabriel de apenas 14 anos, aluno do Colégio Pio X – Marista e atleta do SESI-PB. Joao Gabriel carrega sempre uma pressão constante, porque na prova que nada existe sempre uma necessidade de melhora, porque essa é a prova de maior concorrência.

Representando a seleção brasileira, o nadador fez 53,87s numa prova de revezamento onde ele era o atleta mais novo da competição. O atleta treina com a coach Stephano Vieira todos os dias no Instituto dos Cegos  e promete fazer bons resultados nos JEBs e Brasileiro de Verão na cidade de Recife-PE, no final do ano. Ser um novo Cielo ou Caribé, eu não sei, mas biótipo, garra e postura de campeão João Gabriel tem. Sua labuta é grande, mas acredito nesse nadador paraibano. O céu é o limite.