domingo, 5 de maio de 2024

Natação: um esporte apaixonante

14, novembro, 2021

A natação é quase uma ciência exata. Junto com o atletismo, a natação é um esporte que dificilmente gera surpresas nas competições de alto nível, todavia não deixa de ser um esporte apaixonante. Os nadadores de alto rendimento treinam muito para melhorar décimos em seus tempos. E para melhorar tempos nesse clássico esporte é preciso acertar no planejamento de treinos e em todo o seu conjunto.

A luta diária dos treinos ocorre desde as categorias mirim e petiz (entre 9 e 12 anos), onde surgem os grandes nadadores e onde a biomecânica dos nados devem ser aprimoradas e corrigidas. A partir daí, grandes ajustes de treinos acontecem a partir da categoria infantil (13 e 14 anos). O volume de treinos aumenta bastante, a puberdade dos nadadores chegam com grande explosão, a musculação se inicia e dobras começam a virar uma realidade na rotina. Não tem jeito, os grandes atletas sofrem nesse momento, mas os predestinados permanecem, e vários ficam pelo meio do caminho.

E por que a natação é apaixonante? Porque a partir das categorias juvenil e Junior (15 a 18 anos), itens como largada, tempo de reposta de saída, aprimoramento de viradas e o trabalho submersos são os ajustes finos que fazem a diferença, já que todos os atletas realizam grandes volumes de treinos.

A natação é realmente um esporte completo. Os grande nadadores sabem que para serem eficientes nas grandes provas é preciso grandes estruturas de retaguarda, tais como, fisioterapia preventiva, massagens relaxantes e recuperativas, nutricionistas, psicólogos, além do treino técnico. Os grandes nadadores surpreendem quando no seu planejamento de treinos, o descanso e a gerencia da dor estão na sua maturidade. Por isso, a natação tem sempre um lugar especial nas olimpíadas, porque para chegar lá, o atleta deve superar todos os obstáculos, e sem apoio é impossível vencer neste esporte mágico.