É fácil ser um nadador de alto rendimento? Vejamos. Primeiramente o nadador precisa nadar bem os quatro estilos, e isso é bom que aconteça entre 5 e 8 anos de idade. É nessa época que o nado deve ser corrigido para que no futuro, o nadador não tenha vícios. Por isso, o professor de natação dessa época será tão importante, pois além de ensinar esses fundamentos é ele que vai identificar algumas características da criança para ser atleta.
A partir daí, o nadador mirim começará a aumentar o volume de treinos e iniciar as competições. Vitórias e derrotas serão rotinas, mas a busca pela maior performance deve ser uma característica do pequeno nadador.
E partir da categoria infantil (13 anos) a mudança é drástica. É um filtro para vários nadadores, porque o volume de treinos duplica e as vezes até triplica. Começam as dobras de treinos, inicio da musculação, massagens, fisioterapia preventiva, nutricionista etc.O alto rendimento começa ai, e por isso os clubes com as melhores estruturas do Brasil despontam no ranking nacional. Flamengo, Corinthians, Pinheiros e Minas amassam os outros clubes, pois o profissionalismo e planejamento aparecem só dó e pie
E por que atletas como Daniel Azevedo, Giovana Campos, Carol Rio e Otávio Jorge, todos do Nordeste, conseguem pódio em suas categorias em eventos nacionais? Porque todos têm talentos e possuem grandes treinadores na retaguarda, todavia sofrem com a falta de estrutura dos clubes do Nordeste.
Ainda vejo muito amadorismo nos clubes do Nordeste e especificamente na Paraíba, pois talento tem nessa região, porque nas categorias mirim e petiz vários nadadores aparecem e se destacam, mas são engolidos a partir do infantil pelas grandes estruturas.É preciso pensar e refletir atletas, treinadores e dirigentes, para que essa equação feche, pois se não os melhores atletas do Nordeste buscarão as melhores estruturas para treino, ou seja, treinarão nas melhores equipes de Sudeste ou fora do país, como por exemplo nos Estados Unidos.
Perspectivas
A CBDA divulgou o pré calendário de 2022 da natação brasileira. Muitas competições importantes devem acontecer e a normalidade da natação brasileira tende a voltar a acontecer. Motivação para os nadadores paraibanos.
AABB
O professor Eriko continua firme e forte com a natação na AABB. O professor continua fazendo um bom trabalho de captação de talentos nas piscinas do clube.