domingo, 7 de dezembro de 2025

O aeródromo de Tambauzinho

30, setembro, 2025

O atual bairro de Tambauzinho, antes de se tornar o que é, ganhou notoriedade a partir do início do Século XX, quando ali foi implantada uma estação da Ferro Carril Paraibana, cujos trilhos deveriam chegar a Tambaú. Na sequência, onde hoje se localiza o quartel do I Grupamento de Engenharia, passou a funcionar uma escola agropecuária.

A região era conhecida como Imbiribeira por conta de uma árvore, assim batizada pelos nativos, bem marcante no local. Com o tempo, a madeira da imbiribeira passou a ser valorizada por sua resistência e durabilidade, sendo usada em construções (destacadamente na forma de ripas), na fabricação de móveis, e em peças artesanais. Ora chamada de Bosque da Imbiribeira ora de Floresta da Imbiribeira, os escribas da época não poupavam elogios ao belo cenário natural que a região ostentava.

No início dos anos 1930, entre o governo João Pessoa e Antenor Navarro, foi ali construído um aeródromo, denominado Campo da Imbiribeira, um dos primeiros campos de pouso a operar na capital paraibana – antecedido pelo Rio Sanhauá, que a esse papel se prestava nos tempos dos hidroaviões -, marcando o início da aviação na cidade.

O Campo da Imbiribeira desempenhou papel de grande importância na história da aviação comercial e militar paraibana. Sua localização privilegiada e relativamente próxima ao centro da cidade tornou-o ponto estratégico para as operações aéreas da época.
Leia mais:
https://paraondeir.blog/aerodromo-de-tambauzinho/