domingo, 14 de setembro de 2025

O Altar da Pátria

8, setembro, 2025

Na condição de um dos monumentos de caráter cívico mais célebres de João Pessoa, e motivo de visitações turísticas permanentes, o Altar da Pátria, na Praça João Pessoa, completa 92 anos nesta segunda, 8 de setembro, em festa que teve até o Graf Zeppelin.

Expressando um dos acontecimentos políticos mais relevante para a história da Paraíba, no caso, a Revolução de 1930, ele celebra não apenas o fato histórico, mas a memória do ex-presidente João Pessoa.

Como sabem todos os que conhecem minimamente a história da Paraíba, João Pessoa governou o estado entre 1928 e 1930, um governo que deveria cumprir mandato até 1932, mas foi interrompido pelo assassinato do seu titular.

Legitimamente ou não, pois o debate continua, a morte do presidente paraibano provocou, e disso ninguém discorda, a Revolução de 1930 e a ascensão do gaúcho Getúlio Vargas ao poder da República, na chefia da Aliança Liberal.
Aquele feito histórico não somente mudou a História do Brasil, de maneira bastante radical, como virou completamente a história da Paraíba, com a ascensão de novas figuras à proa do comando político estadual.
Não bastou trocar o nome da capital para João Pessoa, nem mudar a bandeira da Paraíba. Era preciso um monumento à altura do episódio e da memória daquele cujo destino acabou servindo de estopim aos referidos acontecimentos.

Repleto de gratidão pela sua ascensão ao poder, e acompanhado das principais figuras do seu gabinete, o próprio presidente Getúlio Vargas se deslocou da capital federal, o Rio de Janeiro, à capital paraibana para presidir o ato.

Leia mais:
https://paraondeir.blog/altar-da-patria/