O técnico Marcelo Vilar se mostra satisfeito com o desempenho do Botafogo-PB desde os jogos da pré-temporada. Não sei em que ele se baseia, mas é o que vem passando nas suas entrevistas. Só que os números na Copa do Nordeste são indigestos. Em três jogos o time tem três empates e ocupa a sétima posição na classificação geral do Grupo B, o que mostra o fraco desempenho do grupo nessa fase inicial da competição.
O quadro é bem mais complicado do que se imagina. Basta dizer que se o Sport-PE ganhar do 4 de julho-PI amanhã, na Ilha do Retiro, o Botafogo-PB amanhece a quinta-feira como lanterna do Grupo B e bem distante da briga pela classificação. Pode virar o jogo? Sim. Só que a caminhada é muito mais longa e vai exigir muito mais futebol dos comandados de Marcelo Vilar.
É triste essa realidade do Botafogo-PB, mas o torcedor não pode e nem deve desanimar. O investimento foi limitado na formação do elenco e o futebol ainda exige mais qualidade. Cabe ao técnico Marcelo Vilar, mesmo satisfeito com o que está acontecendo em campo, fazer esse time render mais e começar a somar pontos a partir do próximo domingo, no estádio Rei Pelé, contra o CRB.
Pensei que algo de novo aconteceria esse ano, mas pelo que está acontecendo, pouca coisa vai mudar. As ações das figurinhas carimbadas que prejudicaram o Botafogo-PB no ano passado, agora refletem na campanha negativa que o time faz na Copa do Nordeste. Agora só resta esperar que a mudança começa a acontecer a partir da rodada do próximo domingo. No futebol tudo é possível.
Positivo
Informações do soesporte.com.br dizem que em 35 jogos na Copa do Brasil, o Treze venceu 11. A melhor campanha aconteceu em 2005, quando saiu nos pênaltis, para o Fluminense-RJ. Somando todas as edições, o Treze venceu times como São Paulo-SP, Fluminense-RJ, Santa Cruz-PE, São Caetano-SP, Atlético-PR e Coritiba-PR. Esta é a primeira vez que enfrenta o América-MG, na Copa do Brasil.
Negativo
A Perilima pediu o adiamento do jogo com o Bahia pela Copa do Brasil Sub-20, alegando que nove pessoas da delegação testaram positvo para a Covid-19. O diretor de competições da FPF, Gustavo Trindade, simplesmente disse que a bola rolaria e rolou mesmo. A Perilima foi goleada, a Paraíba foi eliminada e a FPF alimenta o discurso de que a pandemia do coronavírus não gera prejuízo. Lamentável.
No Foco
O professor Maximiano Farias será o entrevistado do Programa Telesporte de hoje, a partir das 20h, no canal boom na midia, no YouTiube. Vai falar sobre as ações da Uninassau de olho no calendário esportivo universitário de 2021. Torce pelo fim da pandemia e aposta em importantes conquistas no segundo semestre.