sábado, 4 de maio de 2024
thumb

O Corinthians vai atrás de Bandeira de Mello pra copiar o modelo de gestão que recuperou o Flamengo

28, fevereiro, 2021

Um fato que chamou a atenção nos últimos dias foi que Flamengo e Corinthians – os dois clubes mais populares do País – tem compartilhado experiências nos bastidores. E não é apenas pelo fato de o rubro-negro ter conquistado 5ª feira o bicampeonato.
Com uma mudança recente na presidência, o Corinthians observa a reestruturação financeira do Flamengo e a usa como modelo para si. O ex-presidente flamenguista, Eduardo Bandeira de Mello, tem sido abordado por dirigentes corintianos.

Ainda antes do Carnaval, Wesley Melo, diretor financeiro do Corinthians, teve uma reunião virtual com Bandeira. Na conversa, o dirigente corintiano teve como foco colher mais detalhes sobre o processo de transformação financeira do clube da Gávea, iniciado em 2013. De lá para cá, o Flamengo equacionou suas dívidas e multiplicou suas receitas.

Na década passada, o Corinthians chegou a ostentar o posto de clube mais rico do Brasil. No entanto, os último anos foram de muitos gastos e poucas conquistas, fato que acabou fazendo com que o Alvinegro acumulasse dívidas. Sucessor de Andrés Sanchez, o presidente Duilio Monteiro Alves assumiu a instituição com um discurso “pés no chão”, que visa exatamente a reconstrução.

Eduardo Bandeira de Mello foi presidente do Flamengo de 2013 a 2018. Em seus dois mandatos, o Rubro-Negro teve melhora significativa nas finanças.

Curioso é destacar que essa relação já foi diametralmente inversa. Um post publicado blog marcondesbrito.com.br , em 2017, mostrou uma cena marcante no aniversário de 122 anos do Flamengo, acentuando a revolta de um torcedor, motorista de caminhão, que parou seu veículo na frente do Ninho do Urubu e “soltou os cachorros” pra cima dos jogadores e dirigentes:
“O Corinthians está lá, passou a gente em títulos!”, gritou o torcedor.