segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

O Dia do Forró

13, dezembro, 2025

A escolha do dia 13 de dezembro como Dia do Forró tem muito a ver com uma paraibana de Uiraúna chamada Luíza Erundina de Sousa, ao tempo em que exercia o cargo de deputada federal eleita pelo Estado de São Paulo.

Corria o ano de 2001, quando Erundina formulou o Projeto de Lei n.º 4.265. Na proposta apresentada à Câmara dos Deputados, explicou que homenageava o pernambucano cidadão nordestino, Luiz Gonzaga, nascido em 13 de dezembro de 1912, também conhecido como o Rei do Baião.

Não esqueceu de lembrar músicas como Asa Branca, Baião, Assum Preto e Vem Morena como expressões da brasilidade e da cultura sertaneja. Então, conseguiu que a matéria fosse aprovada na Câmara, em 2004, no Senado, em 2005, e sancionada pelo presidente Lula, com publicação no Diário Oficial da União em 8 de setembro de 2005.

A criação de um dia comemorativo do forró se insere em um processo mais amplo. Nesse sentido, é importante lembrar que em 2011 a Associação Cultural Balaio do Nordeste, sediada na Paraíba, protocolou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, o pedido de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como bem cultural brasileiro.

Uma década depois, em 9 de dezembro de 2021, o Conselho Consultivo do IPHAN aprovou por unanimidade o registro dessas matrizes no Livro das Formas de Expressão, reconhecendo o forró como supergênero, por conta de reunir vários gêneros musicais, e patrimônio imaterial brasileiro.
Hoje, quando se fala em Dia do Forró, estamos falando ao mesmo tempo de memória, política pública e economia cultural. A data concentra homenagens, programações especiais em rádios, TVs e festivais, sessões solenes em parlamentos e ações de educação patrimonial.

Embora se apoie na figura de Gonzagão, a data se abre, na linha do que reconhece o IPHAN, para festas, modos de tocar, dançar, ensinar, construir instrumentos e organizar comunidades em torno da sanfona, da zabumba e do triângulo. O forró reúne um conjunto de tradições das mais representativas do universo cultural nordestino.


https://paraondeir.blog/o-dia-do-forro/ ‎