A criação da Diocese da Paraíba, em 1892, e a posse de Dom Adauto de Miranda Henriques como primeiro bispo da Paraíba, em 1894, aconteceram, como se percebe pelas datas, em meio ao processo de implantação da República no Brasil, proclamada em 1889.
A Constituição de 1891, que acabara com a história de religião oficial e decidira pelo Estado Laico, além de instituir o casamento civil, estava em pleno vigor. A Igreja Católica teria, a partir de então, de caminhar por seus próprios pés, perdendo benefícios importantes do tempo em que gozava justamente do privilégio de ser religião oficial.
Entre as decisões tomadas pela Cúria, logo nos primeiros anos de Dom Adauto, têm destaque a implantação de um Seminário Diocesano e de dois colégios, um masculino e outro feminino, no caso, o Pio X e o Nossa Senhora das Neves, respectivamente. Na sequência, ele criou um jornal para ser o instrumento de veiculação do pensamento católico: A Imprensa. O conjunto da obra servia para vincular cada mais fortemente a Igreja Católica da Paraíba a Roma, ou seja, ao Vaticano.
O órgão jornalístico funcionava no prédio em foco no breve vídeo que estamos postando para ilustrar esta matéria, na atual Praça Dom Adauto (então Praça Conselheiro Henriques) nas proximidades de diversas instituições católicas, a exemplo do Palácio do Bispo e do conjunto dos Carmelitas, e do Conjunto Franciscano.
A trajetória do A Imprensa acontece entre 1897 e 1968, com início na Primeira República, atravessando o Estado Novo, navegando pela redemocratização de 1945 e culminando com embates e posterior silenciamento sob a Ditadura Militar iniciada em 1964.
Atualmente o prédio abriga o projeto Casarão 34, envolvendo artes plásticas, música, teatro, cinema, dança, literatura e cultura popular, vinculado à Funope (Fundação Cultural de João Pessoa). Na região, tem como vizinhos próximos a Academia Paraibana de Letras e o Centro Cultural São Francisco. E, em breve, também o Memorial Augusto dos Anjos, que está sendo construído pelo governo da Paraíba em prédio colado ao da APL.
https://www.instagram.com/reel/DRZLE4rDrKC/?igsh=MWs1NDc0bjVqczdpYQ==