Na monumental abertura do Museu da História da Paraíba, nesta sexta-feira, 03, excelente público quis ver a novidade e ocupou os espaços da Praça João Pessoa mais próximos do antigo Palácio da Redenção, este o prédio destinado a ter uma nova função social.
Não foi fácil a entrada, uma vez que foi necessário organizar os interessados em grupos de 50 pessoas, ciceroneados por um guia. Fiquei com a convicção de que será preciso visitar mais algumas vezes o museu para conhecer melhor as histórias que ele guarda.
Fotografei a granel, lógico, uma permissão bastante louvável, e mais tranquilamente depois que encontrei o quadro que envolve diretamente a história paraibana. Falo do “José Peregrino, Revolução Pernambucana – 1817”, de Antônio Diogo da Silva Parreiras, que retrata a repressão da Coroa Portuguesa à Revolução de 1817. Lá estava a obra, destacada no Salão Nobre que durante séculos serviu de espaço para os principais eventos promovidos no antigo palácio. O espaço fica no primeiro andar (bem de frente para a Praça João Pessoa), recinto onde, na inauguração de ontem, tocava um afinado conjunto regional com belas músicas de época.
A Revolução de 1817 foi um movimento de caráter liberal e republicano iniciado em Pernambuco e que se espalhou por províncias vizinhas, como a Paraíba, inspirando-se nos ideais de liberdade, autonomia e fim dos privilégios coloniais.
Ao fim e ao cabo, seus líderes foram vencidos e mortos pela Coroa Portuguesa. Entre os conterrâneos da Parahyba do Norte mortos e esquartejados após a derrota estava um jovem nascido na Parahyba (atual João Pessoa), José Peregrino de Carvalho. Sua rendição foi uma cilada armada pelo comando da repressão que envolveu seu pai, iludido com a promessa de que o filho escaparia da morte.
O quadro, de 1918, mostra justamente o instante em que o pai implora a rendição do filho, e foi pintado por Parreiras, em Paris, onde se encontrava, a pedido do então governador paraibano Francisco Camilo de Holanda, que presidiu a Paraíba entre 1916 e 1920, período que incluiu as celebrações pelo centenário da Revolução de 1817.