sábado, 7 de setembro de 2024

O nadador fundista

14, julho, 2024

Os atletas de fundo na natação são os que competem nas provas de 400, 800 e 1500m livre. Por décadas, essas provas de resistência da natação eram sinônimo de ostracismo no Brasil. Viviam ofuscadas pelas conquistas nas distâncias mais velozes, sobretudo nos 50m e 100m livre, obtidas por Cesar Cielo, Gustavo Borges, Fernando Scherer e Bruno Fratus, entre outros.

Há alguns anos, porém, a maré começou a mudar e os fundistas e meio-fundistas do país passaram a apagar a pecha de “patinho feio”. O primeiro passo ocorreu quando Valente e Brandonn Almeida conseguiram classificar-se para nadar os 1.500m livre nos Jogos do Rio – ambos puseram fim a uma ausência de três Olimpíadas de nadadores brasileiros na distância; o último havia sido Luiz Lima em Sydney-2000.

A mais recente amostra do potencial ocorreu no Troféu Brasil, realizado no mês de maio/2024, no Rio. Guilherme Costa – O Cachorrão é a nossa principal esperança nas olimpíadas de Paris e quem sabe, alguma medalha possa vir.

Na Paraíba, Miguel Leal, Levi Diniz, Isabela Garcia, Raycca Marilelly, Dayalo Xavier, Willian Rabay e Jamal Barroso são os principais nomes da nossa natação. Treinos duros e volumes gigantes de treinos são características marcantes destes nadadores.

Esperamos que estes atletas possam ter um segundo semestre melhor em nível nacional, pois todos vem treinando com muito afinco, Que os nossos fundistas paraibanos estejam motivados para as competições que estão por vir.

Campeonato Brasileiro José Finkel

Entre 13 e 17 de agosto, acontecerá na cidade de Florianópolis, o Campeonato Brasileiro Absoluto José Finkel em piscina de 25m. A nadadora Giovana Campos, do Clube dos Oficiais  será a representante da Paraíba nesta competição.

Olimpíadas de Paris

A natação acontecerá entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, na Arena Paris La Défense. Guilherme Costa, Guilherme Caribé e Maria Fernanda Costa são uns dos atletas que lutarão por finais. Será um competição dura, mas quem sabe algum brasileiro possa surpreender.