terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

O Ponto de Cem Reis em foco

22, janeiro, 2026

Sérgio Botelho – Acompanhar o processo de revitalização do Ponto de Cem Réis inevitavelmente nos envolve com o exercício da curiosidade. Por muito tempo, aquela parte do Centro funcionou como uma espécie de referencial afetivo e efetivo da cidade. Ali, durante a maior parte do Século XX, transitava o cotidiano da vida pessoense.

Afora servir como passagem quase obrigatória à população, o Ponto de Cem Réis forjou significante urbano forte porque oferecia serventias concretas. Em algum momento, teve o relógio que ajudava a orientar sobre o tempo de muita gente da cidade. Ali existia a parada dos bondes, que concentrava a mobilidade de uma cidade inteira. Como também o seu mais famoso hotel, com direito a barbearia na parte térrea.

Paralelamente, havia os carros de praça (os táxis antigos). Engraxates, jornaleiros, farmácia, padaria, lanchonete, cinema, bares e restaurantes, aproveitando o movimento popular diário. E ainda os autofalantes que transmitiam a programação da Rádio Tabajara, quando comprar um aparelho de rádio envolvia muita bufunfa. Teve até previdência social e de saúde.

E o cafezinho, sobretudo, virou símbolo local. Era no Alvear, no Santa Rosa ou no São Braz, cada um por sua vez, ao correr das décadas, que decisões ganhavam corpo. Era ali que se costuravam alianças, se trocavam versões, se construíam ou se destruíam reputações.

Hoje, quando se fala em revitalização, a pergunta não pode ser evitada: o que vai ser do Ponto de Cem Reis? O bonde não retorna. A cidade não se organiza mais pelo relógio de antes. Os engraxates, que dependiam de um fluxo constante e de um tipo de convivência, não têm como ocupar o mesmo lugar. E o café, como ponto diário de relações sociais e políticas, é difícil de renascer num mundo em que a cidade se espalhou, os hábitos mudaram, os encontros migraram para outros espaços, inclusive para os shoppings.

Em virtude de tudo o que foi, a curiosidade sobre o novo se impõe. Certamente haverá requalificações no Ponto de Cem Reis. Quais serão?

https://paraondeir.blog/ponto-de-cem-reis-em-foco/ ‎