quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O Porto de Cabedelo

24, outubro, 2024

Desde a fundação da Paraíba, em 1585, os serviços portuários locais eram feitos no Porto do Varadouro (o Porto do Capim), situado na área histórica da atual João Pessoa. Contudo, à medida que o comércio crescia, a tecnologia da construção de navios avançava e o Sanhauá assoreava, a sua insuficiência ficava evidente. Nesse contexto é que a construção do Porto de Cabedelo foi se tornando crescente prioridade, com mais pressão entre a segunda metade do século XIX e início do XX.

Algum tempo após a vinda (em 1859) de Dom Pedro II à Paraíba, o engenheiro da Corte, André Rebouças, chegou ao estado. Entre seus anseios, figurava a construção do Porto de Cabedelo, sendo a ferrovia a mais imediata. O ramal conectando João Pessoa a Cabedelo, já sinalizando a preparação para o desenvolvimento da nova plataforma portuária, foi inaugurado em 1889, no crepúsculo do Segundo Reinado.

Contudo, a primeira ação concreta para a construção do Porto de Cabedelo aconteceu mesmo após o advento da República. Segundo o site oficial do porto, em 21 de abril de 1893 chegou ao local onde a obra deveria acontecer o vapor norueguês de nome Forden Kjold, trazendo material para a dragagem. Ainda de acordo com a descrição, apenas no ano seguinte se iniciaram os trabalhos, com a escavação de 9.444 m³, “sendo o valor irrisório para a necessidade a ser dragada, que era de 2.200.000 m³”.

O selo oficial passou a existir efetivamente com o Decreto 7.022/05, de 9 de julho de 1905, contendo a aprovação do projeto para a construção do cais de 400 metros. A saga, no entanto, continuou, e em 1917, havia um cais de 178 metros, mais um armazém. “Após longa paralisação, as obras foram retomadas em novembro de 1931, como resultado de um compromisso assumido em 1930, pelo Governo Federal e Governo do Estado da Paraíba, o qual reivindicava a execução de instalações adequadas às exportações de algodão, produzido naquele estado”, relata o site. O porto foi afinal inaugurado em 23 de janeiro de 1935. Atualmente, a Companhia Docas da Paraíba, que administra o porto, é vinculada à Secretaria de Infraestrutura, do governo estadual.

Foto – Divulgação