terça-feira, 19 de agosto de 2025

O primeiro paraibano no alto poder da República

12, agosto, 2025

A mais elevada participação da Paraíba no poder da República, instalada em 15 de novembro de 1889, somente ocorreria com a posse do umbuzeirense Epitácio Pessoa na função de Presidente, em 1919, permanecendo no cargo até o final do mandato, em 1922.

Contudo, apesar da pouca expressão da Paraíba, enquanto estado, na luta republicana, um mamanguapense ou espírito-santense (explicarei mais adiante), de nome Aristides Lobo, marcou presença no Gabinete Deodoro da Fonseca, na largada da República, em 1889, na condição de Ministro do Interior.
Formado pela Faculdade de Direito do Recife, onde, desde os tempos de funcionamento em Olinda, estudavam os filhos da elite paraibana, e iniciado na política a partir do Estado de Alagoas, elegendo-se deputado federal pelo Partido Liberal, Aristides da Silveira Lobo acabou sendo o primeiro paraibano na alta esfera do poder republicano.

Ele nasceu no Engenho Tabocas, nas margens do rio Paraíba, então pertencente ao município de Mamanguape. Depois, passou a território de Cruz do Espírito Santo, quando alcançada a emancipação respectiva. Dessa forma, ficou estabelecida a disputa pela sua naturalidade.
Ao encontrar estudo e ofício superior em outras plagas, exercendo a magistratura e se envolvendo com o jornalismo e a política, com o tempo, o liberalismo que sustentava na consciência virou convencimento republicano.

Projetou-se na condição de redator do jornal A República desde o primeiro número, de 3 de dezembro de 1870, edição que trouxe a público o Manifesto Republicano. Lobo também colaborou em A Província de São Paulo e no Diário Popular. Dessa forma, bastante conhecido por suas posições, foi então chamado para o Ministério do Interior, no dia seguinte aos acontecimentos

Aristides Lobo faleceu em Barbacena, Minas Gerais, em 27 de março de 1896. À Paraíba, ele voltou em forma de nome de praça na capital e de rua em Campina Grande. No entanto, afora a terra natal, também denomina logradouros em cidades de mais 11 estados brasileiros, do Norte ao Sul do país.

Tem mais:
https://paraondeir.blog/paraiba-no-poder-da-republica/