terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

O púlpito da Igreja de Santo Antônio, no Conjunto Franciscano

7, janeiro, 2026

Primeiro, uma explicação acerca do que me foi questionado após a publicação do texto desta terça-feira, 06. A igreja e o convento do conjunto franciscano celebram Santo Antônio, não São Francisco.
Os dois santos são contemporâneos: ambos viveram entre os séculos XII e XIII, sendo Santo Antônio (nascido Fernando de Bulhões) natural de Lisboa, Portugal, no ano de 1195, e São Francisco, de Assis, Itália, em 1182.

Santo Antônio, após ingressar na ordem franciscana, tornou-se o principal discípulo de São Francisco e, nessa condição, a segunda figura mais importante dos franciscanos, além de grande amigo do fundador da ordem.

É por isso que a igreja e o convento do conjunto franciscano, na atual João Pessoa, são consagrados a Santo Antônio, o que certamente causa uma certa confusão de entendimento.

Mas o assunto de hoje é o riquíssimo púlpito existente no interior da referida igreja, o da foto. Em sua visita de 1929 à Paraíba, Mário de Andrade considerou a obra uma “joia de proporção e desenho”.

O púlpito (elemento de destaque nas igrejas antigas antes dos sistemas de som) era o lugar reservado a leituras bíblicas e para o sermão, onde o pregador conseguia ser visto e ouvido por todos os que estivessem no templo.

O da igreja do conjunto franciscano, em João Pessoa, aparece como um nicho avançado na parede da nave. É feito com madeira ricamente entalhada e decoração barroca.

Acima dele, chama a atenção o dossel dourado, também entalhado. De acordo com as pesquisas que fiz, ele funciona não apenas como destaque visual, mas ainda como recurso de acústica, projetando a voz do pregador. Por isso, também é chamado de aba-voz.

Enfim, o púlpito exprime função simbólica na liturgia católica, já que marca o lugar da Palavra, valorizando o sermão e o ensino religioso.
Em linhas muito gerais, é isso.

https://paraondeir.blog/pulpito-da-igreja-franciscana/ ‎