Foi no sufoco, com erros e acertos do primeiro ao último minuto do confronto com o Santa Cruz-PE, na Arena Pernambuco, mas o empate em 1×1 acabou classificando o Botafogo-PB para a próxima e decisiva fase da Série C do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Gerson Gusmão ainda contou com a ajudinha do Ferroviário-CE que estava na briga pela vaga e perdeu em casa para o Floresta-CE.
Passou, e o que valeu mesmo foi a classificação tão sonhada por Gerson Gusmão e seus comandados. Tinha como sair de campo com a vitória, mas a defesa falhou e o ataque deixou mais uma vez a desejar na hora de finalizar. As chances perdidas quase mataram muitos torcedores do coração, principalmente os que estão apostando no acesso para a Série B.
Gerson Gusmão tem reclamado muito do elenco do Botafogo-PB nos últimos jogos, principalmente naquela sequência de cinco jogos sem vitória. E com muita razão. Quem viu o time empatar com o Santa Cruz-PE sábado passado, está consciente de que o time precisa melhorar e muito para conseguir o acesso nessa nova fase. O futebol está bem distante da qualidade ideal.
Agora vem aí uma nova competição, como deixou claro técnico Gerson Gusmão após o jogo na Arena Pernambucano. Paysandu, Criciúma e Ituano são os adversários da briga pelo acesso. Não vai ter moleza em momento algum nos jogos de ida e volta, onde dois se classificam para a Série B. A palavra de ordem é jogar muito mais e começar fazendo o dever de casa, contra o Ituano no próximo fim de semana. Não tem como pensar diferente.
Positivo
O técnico Ranielle Ribeiro tem razão. O Campinense tem a vantagem do empate na partida de volta contra o Guarany de Sobral, fora de casa, mas disse ainda no estádio Amigão, sábado passado, que a palavra de ordem é buscar mais uma vitória para ganhar força na corrida pelo acesso. A partida será bem mais dificil, pois o Guarany tem um ótimo retrospecto jogando em casa, mas Ranielle Ribeiro segue confiante.
Negativo
O sistema defensivo do Botafogo-PB que vinha se destacando com números importantes na Série C do Campeonato Brasileiro, também tem mostrado uma queda preocupante. O gol que o Belo sofreu contra o Santa Cruz-PE aumentou ainda mais o nível de preocupação do técnico Gerson Gusmão. Uma grande falha.
No Foco
D epois de um mês de intensa movimentação, a programação de aniversário de 57 anos de fundação do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba – COPM-BM – chegou ao seu final na manhã de ontem, com a grande final do Torneio de Futebol Coronel Carroberto Albuquerque de Oliveira (in memorian). O time A do COPM-BM foi o campeão. O coronel Francisco de Assis (D) comandou a cerimônia de premiação com uma bela homenagem ao Coronel Carroberto.