Ao longo dos campeonatos de natação que assisto há algum tempo, percebi coisas estranhas em alguns resultados e no desempenho prematuro de alguns nadadores. Falo exatamente da natação de base do Brasil que acompanho há alguns anos.
O objetivo do controle antidoping é impedir o uso de substâncias e métodos prejudiciais à saúde com o objetivo de melhora no desempenho, garantindo o direito dos atletas a uma competição justa e limpa. Os exames antidoping podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora.
Na verdade, os atletas podem ser verificados no local de competição, mas também fora da competição, durante o treinamento ou em casa, por exemplo. É um erro considerar que a existencia de dopping ocorra apenas na fase profissional e na fase adulta dos atletas.
Isso cai por terra, porque a cobrança por resultados é altisssima nos clubes de base e muitas vezes as equipes de treinadores são as mesmas. A CBDA e o COB deveriam sim fazer testes surpresas nas competições de base, pois a justiça deveria começar com todos.
Claro que isso não é uma prioridade na cabeça de nossas autoridades. O argumento é sempre o custo alto. Isso é um incentivo para os trapaceiros, e estes normalmente utilizam atletas de baixa renda e pasmem, algumas vezes, tem a permissão dos pais. A disputa com o doping é sempre dura, pois existem pesquisas que mostram que os exames não detectam as substâncias.
É preciso entender que o uso de substâncias proibidas para melhoria de desempenho é muito usado também pelos atletas amadores em diversos esportes, por isso trago o assunto para as competições de base. A pressão nas redes sociais, aquela postagem de vitória e superação, muitas vezes é conseguida pelo uso de substancias proibidas.
Difícil entender essa situação, pois esporte é sinônimo de saúde e nunca de causador de doenças. A comunidade da natação deve estar unida para o combate do doping, como exemplo, e para garantir competições justas. Esporte é vida. Esporte é exemplo, e nunca devemos nos esquecer: esporte é saúde.
ISF Gimnasiade 2023
Giovana Campos, aluna do colégio Motiva, foi convocada para a seleção brasileira de natação juvenil e disputará o mundial escolar. O evento acontecerá no final de agosto, no Rio de Janeiro, reunindo atletas sub-15 de todo o mundo. A convocação de Giovana se deve aos bons resultados da atleta nos JEBs 2022.
Campeonato Paraibano de Natação
Vem aí mais uma etapa do campeonato absoluto de natação, piscina longa. As competições acontecerão entre os dias 02 e 03 de setembro de 2023, no parque aquático da Vila Parahyba. Esse competição servirá de base para o Norte-Nordeste Walter Figueiredo que será realizado em Fortaleza-CE.