Entre as figuras que passaram pela Rádio Tabajara, um dos que mais continuam produzindo histórias saudosas é Pascoal Carrilho, ele que foi o mais famoso animador de auditório da história da emissora. Pascoal fez muito sucesso na época de ouro do rádio brasileiro, entre as décadas de 1940 e 1960, quando brilharam nacionalmente os programas de auditório, com destaque absoluto para o Rio de Janeiro, onde pontificavam as famosas rainhas do rádio.
A Rádio Tabajara acompanhou o movimento como pôde, diretamente do seu histórico auditório da Rua Rodrigues de Aquino, onde Carrilho dominava a cena, com convidados nacionais e internacionais. Pelo auditório da Tabajara desfilaram figuras de expressão nacional como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Orlando Silva e Sivuca.
Do cenário internacional da música a história registra a passagem pela Tabajara da Orquestra de Tommy Dorsey e do cantor cubano Bienvenido Granda, este último, com vários dias de permanência na Paraíba.
No comando do auditório, a singular figura de Pascoal, com tiradas espirituosas, voz marcante e presença dominante. Tornou-se, dessa forma, sinônimo de sucesso, virando referência para as gerações seguintes de comunicadores.
Sobre ele, há farto registro afetivo em crônicas, blogs e livros. O apelido “príncipe dos auditórios” o consagrou para a posteridade.
Em João Pessoa, além dos artistas nacionalmente conhecidos, com sucesso garantido, a Rádio Tabajara deu visibilidade a artistas paraibanos e colocou a cidade no circuito nacional da música brasileira.
(A foto é da antiga Rádio Tabajara, onde brilhou Pascoal Carrilho nos programas de auditório) https://www.instagram.com/p/DRWlFIyDp69/?igsh=MW91dmJkcTZrdmIxdg==