sexta-feira, 9 de maio de 2025

Paraíba brilha no Troféu Brasil

27, abril, 2025

A Paraíba fez o que tinha que ser feito no Troféu Brasil, ou seja, no Troféu Maria Lenk. A maior competição do Brasil de natação teve representantes da Paraíba que fizeram bonito ao longo do campeonato. O Troféu foi seletiva oficial para três importantes eventos internacionais da temporada: o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, o Campeonato Mundial Júnior da Romênia e os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção.

Pela primeira vez na história, foi realizada oficialmente a final Júnior, voltada exclusivamente para os atletas da categoria. A iniciativa teve como objetivo estimular o desenvolvimento da nova geração da natação brasileira, oferecendo experiência em um ambiente de alto rendimento.

Foi aí, onde os paraibanos Giovana Campos e João Gabriel, ambos do Clube dos Oficiais se destacaram e aproveitaram a deixa da CBDA. Giovana nadou quatro provas, obtendo uma final A, na prova dos 200m borboleta e três finais Júnior. Já João Gabriel nadou duas provas e fez duas finais Júnior.

Giovana Campos mais uma vez surpreende na natação sendo a primeira nadadora feminina paraibana, a participar de uma final A no Troféu Brasil, ficando com a sétima colocação, com a apenas 17 anos e treinando na Paraíba. Além disso, quebrou mais uma vez o recorde paraibano absoluto nos 200m borboleta e mais três recordes paraibanos de categoria, comprovando o excelente trabalho desenvolvido pelo Coach Stephano Vieira ao longo dos anos.

O Troféu Maria Lenk nos trouxe grandes aprendizados: juntou a nata da natação brasileira, com vários atletas internacionais e a nova geração, que surpreendeu em várias provas, tanto no masculino como no feminino. Por isso, João Gabriel e Giovana Campos fizeram história com suas marcas e desenvolturas. Parabéns.

Giovana Campos

A nadadora Giovana Campos não se intimidou com as grandes estruturas que competiram no Troféu Maria Lenk. Cravou mais um Final A, na prova dos 200m borboleta, fazendo história como a primeira nadadora paraibana a conseguir tal feito. Ela promete muito mais, ainda neste ano de 2025.

João Gabriel

O nadador João Gabriel, o mais novo da competição, estreou no Troféu Brasil com o pé direito. Nadou duas provas e ainda teve a chance de nadar duas finais Júnior. Viu Guilherme Caribé brilhar nas provas de 50 e 100m livre, e identificar a grande quantidade de atletas nadando abaixo dos 50s nos 100m livre.