quarta-feira, 8 de maio de 2024

Paraíba e operações de manipulação de jogos

11, agosto, 2023

Olha aí a Paraíba envolvida, mais uma vez, em operações de manipulação de jogos.

Todos se lembram do escândalo gerado por tal tipo de crime, em 2018. Agora, tudo volta a acontecer; e desta feita envolve não apenas clubes.

A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Jogada Ensaiada, quarta-feira (9). 12 são os mandados de busca e apreensão cumpridos em 10 estados do Brasil, incluindo a Paraíba, com investigação em curso na cidade de Campina Grande.

O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa voltada à manipulação de resultados em partidas de futebol. As cidades mapeadas na investigação da PF são Aracaju (SE), Araguaina (TO), Assu (RN), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Sumaré (SP).
Equipes da polícia estão nas ruas e cumprem mandados nas casas de empresários, jogadores de futebol e apostadores envolvidos no esquema.

Na investigação, são apontados diálogos nos quais empresários (representantes de jogadores), apostadores e dirigentes combinavam manipulação de resultados, para obterem retorno financeiro através de sites de apostas.

O valor estimado, através das movimentações desse grupo, aproxima-se de R$ 11 milhões. Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais e nos Campeonatos Brasileiros das séries D e C.

Desse jeito, fica difícil para o torcedor continuar gostando de futebol e torcendo pelo time favorito. Como ir a um campo, sabendo que aquela partida pode estar “marcada” e, muitas vezes, os próprios ídolos envolvidos em falcatrua?

É preciso rigor e punição exemplares; não só no campo da Justiça Desportiva, mas, sobretudo, no da Justiça comum.
Ministério Público e polícias têm que ficar cada vez mais atentos, porque a coisa está séria. Do lado de fora, briga entre torcedores e crimes; do lado de dentro, mais briga de torcedores e crimes escabrosos, perpetrados por todos os lados daqueles que deveriam prezar pelo crescimento do esporte.

Chega dá desgosto escrever sobre Direito e futebol!…