A seleção paraibana de natação fez um grande campeonato nos JEBs – Jogos Escolares Brasileiros, de 12 a 14 anos. O torneio ocorreu entre os dias 09 e 11 de novembro, no Parque Aquático Júlio Delamare, dentro do Complexo Esportivo do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Apesar do torneio ter sido de altíssimo nível, a Paraíba surpreendeu em diversas provas com seus atletas.
O destaque da delegação foi Giovana Campos, de 14 anos, aluna do Colégio Motiva Ambiental, que nadou três provas individuais, medalhando em todas. Giovana foi a única nadadora da Paraíba que medalhou na série Ouro da natação (100m borboleta), amplificando o destaque da Paraíba no esporte. Mas não parou por aí. Conforme já havia relatado os JEBs surpreendem pelo seu formato de provas, pois todos nadam contra todos, mesmo com idades diferentes.
Pois bem, Levi Diniz, de 14 anos, aluno do Colégio Pedro Calmon, conquistou o sétimo tempo nos 400m livre, medalhando na série Bronze, mesmo sem ser sua prova principal. Outra grande surpresa, foi Sofia Gomes, também do Colégio Motiva Ambiental, nadadora fundista, que conseguiu o oitavo tempo nos 100m livre, ou seja, numa prova rápida. Lembro que esse foi o último JEBs de Giovana. Levi e Sofia, no ano que vem disputam os jogos da Juventude, todavia a Paraíba continuará em boas mãos. Ana Clara Menezes, de 13 anos, aluna do HBE, se destacou nas provas de 50 e 100m peito, conquistando o oitavo e nono tempo, respectivamente. João Gabriel, também de 13 anos, aluno do Colégio Pio X – Marista, conquistou o nono tempo nos 100m livre. Os dois conquistaram medalhas na série Bronze, e saíram super satisfeitos com seus resultados, além de motivados para o JEBs do ano que vem.
O torneio de natação dos JEBs cumpriu mais uma vez com a sua proposta. Entregando medalhas até o nono lugar e permitindo que atletas inferiores tecnicamente pudessem participar de uma competição nacional, ao lado de atletas que já são destaques no cenário nacional da natação. Para se ter uma ideia, Joice Otero (Rio de Janeiro), Sofia Isidoro (São Paulo), Carolina Oliveira (Pernambuco) e a nossa Giovana Campos já disputam o circuito profissional, mesmo com 14 anos, pois conseguiram índices para nadar o troféu José Finkel em setembro, na cidade de Recife. Além disso, os JEBs, apresentaram Ana Júlia (São Paulo), de apenas 13 anos, conquistando resultados surpreendentes, gabaritando como uma nova promessa da natação do Brasil
Dessa forma, os técnicos Stefano e Leandro estão de parabéns, pois conduziram de forma brilhante nossos atletas, inclusive no lado psicológico. O governo do Estado da Paraíba deu total apoio aos nossos nadadores, com excelentes hospedagens e no apoio logístico, com uma excelente condução de Ricardo Ambrósio e Zé Hugo. Os JEBs consolidam, mais uma vez que, que a Paraíba é realmente um destaque da natação nacional, fruto de um trabalho realizado pelos clubes. Deu orgulho de ver nossos nadadores subindo no pódio e mostrando as cores da nossa bandeira. Parabéns.
Bom
Os JEBs conseguem integrar atletas de várias modalidades e de vários estados. Essa integração deveria ser exemplo para a sociedade brasileira que anda doente, com atos de xenofobia e racismos durante as eleições. Nossos atletas mostraram que somos um único povo e a discriminação passou longe dos JEBs.
Ruim
A logística do JEBs ainda é um problema. Muita confusão nos traslados dos atletas, por conta dos engarrafamentos da cidade do Rio de Janeiro. Vários atrasos ocorreram no torneio da natação, prejudicando principalmente os atletas, e consequentemente seus desempenhos.