domingo, 14 de setembro de 2025

Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

28, agosto, 2025

Por todo o litoral paraibano há recifes. Isso permite passeios, na maré baixa, a vários setores da costa quando esses recifes são descobertos e aparecem as famosas piscininhas.

O fenômeno natural existe com maior aproveitamento turístico em praias de Pitimbu e do Conde, mas também na Penha, no Seixas, em Tambaú, no Bessa, as três últimas, praias de João Pessoa.
Porém, é em frente à praia de Camboinha, em Cabedelo, onde dá as caras a mais famosa dessas conformações oceânicas, compondo, além do mais, um belo visual visto de cima.

Estou falando de Areia Vermelha, um dos cartões postais mais divulgados da Paraíba, mundo afora. O banco de areia, junto com os recifes, representa em torno de 2 km de largura por 1 km de comprimento.
Antes de virar curtição em larga escala para o turismo, Areia Vermelha já era muito apreciada pelos paraibanos, tendo comportado um dos gritos de carnaval mais famosos do Litoral, entre as décadas de 1960 e 1970.

Mas foi somente em 28 de agosto de 2000, no governo José Maranhão, que o local se transformou em área legalmente protegida no ambiente costeiro paraibano, com o objetivo de conservar o ecossistema marinho e garantir a biodiversidade.

O instrumento legal, que criou o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, foi o Decreto 21.263, posteriormente normatizado por meio de portaria da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Leia mais:
https://paraondeir.blog/parque-marinho-areia-vermelha/