E haja coração para suportar a perda de tanta gente bacana na crônica esportiva da Paraíba. No último dia de 2021 quem nos deixou foi o narrador Décio Freire. Agora, na primeira terça-feira de 2022, foi a vez do repórter José Maria Fontinelli. Trabalhei com ambos e aprendi muito como repórter, inclusive a trabalhar em cima do lance nos jogos pelo Campeonato Paraibano e nas competições nacionais nas nossas andanças por esse Brasil afora.
Fontinelli ficou bem conhecido porque era polêmico. Gostava de inovar o jeito de informar e isso sempre gerava audiência por onde passava. Como sempre a gente chegava para o programa 30 minutos antes, para discutir o conteúdo. Ele sempre era o último a se apresentar dizendo que tinha uma bomba, mas não revelava o seu segredo e isso gerava muita expectativa para os ouvintes. As vezes esquentava mesmo a resenha. Mas em outras oportunidades ele dizia que estava buscando mais informações. E assim se criava um clima gostoso para o próximo programa.
Na briga com a concorrência leal com as emissoras de rádio, Fontinelli me ensinou a ser o último a deixar o campo de jogo, época em que a gente tinha todo tempo disponível para as entrevistas. Ele dizia que o segredo era ficar de costas para o árbitro. E assim, muitas das vezes retardamos por alguns minutos o início de algumas partidas. Os repórteres concorrentes saíam de campo e a gente ficava como donos das últimas informações, fazendo muita gente mudar de canal.
Foi bom o tempo de convivência profissional com Fontinelli, que no esporte e na politica transitava com facilidade. Sabia como chegar as informações driblando muitos obstáculos para deixar os seus ouvintes bem informados. Gostava de agitar os programas, as vezes ligando até para os concorrentes. Era dinâmico no que fazia e defendia muito bem a emissora que estava trabalhando.
Agora José Maria Fontinelli é saudade. Está mais uma vez convivendo com grandes nomes da crônica esportiva da Paraíba que nos deixaram, a exemplo do seu compadre Ivan Bezerra. Agradeço sim, a Fontinelli pelos ensinamentos no jornalismo. Aprendi muito mesmo e sinto mais essa grande perda para a crônica esportiva. Meus sentimentos a toda família.
Positivo
A Escolinha de Futebol da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia e Bombeiro Militar segue com as suas atividades normalmente. As vagas são limitadas e estão abertas para sócios e não sócios. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9981-5263. As aulas são realizadas nas quintas-feiras,a partir das 19h e aos sábados, a partir das 7h.
Negativo
O Confiança de Sapé jogou bem, mas perdeu para o Juventude-RS por 2 a 1, em partida disputada ontem, pela Copa São Paulo de Futebol Juniores. O poder de finalização pecou e disso se aproveitou o time gaúcho para sair de campo com um resultado positivo, aproveitando uma falha do sistema defensivo. Agora o Confiança joga na sexta-feira, às 17h45, contra o Francana-SP, Precisa da reabilitação.
No Foco
O futsal feminino da ADM de Mangabeira tem acumulado importantes resultados com a coordenação do professor Maximiano Farias (Manuca) que também incentiva as ações sociais contando com o apoio da Uninassau João Pessoa. Para 2022 Manuca e suas atletas estão bem mais confiantes.