Semana passada, afirmei aqui ser óbvio que o Atlético de Cajazeiras recorreria ao Tribunal Pleno do TJDF-PB.
Com a condenação na 2ª Comissão Disciplinar, o time cajazeirense ficou com cinco pontos negativos na classificação do Campeonato Paraibano.
O clube do Sertão entrou com recurso, obviamente esperando uma reforma da decisão da Comissão. O julgamento acontecerá hoje, às 15 horas, no Pleno do TJDPB, em sessão extraordinária, por meio de videoconferência.
O recurso pede efeito suspensivo.
A decisão em primeira instância teve como base a denúncia feita pelo São Paulo Crystal, acusando o Atlético de haver utilizado o zagueiro Pedro Bahia, irregularmente, por três jogos. Segundo informou o clube de Espírito Santo, o jogador foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo por 200 dias.
Com isso, o atleta estaria impedido de atuar em jogos oficiais em qualquer clube do Brasil. Mesmo assim, o zagueiro disputou três partidas com a camisa do Atlético de Cajazeiras, pelo Campeonato Paraibano. Na ocasião, o clube alviazulino empatou com o CSP, venceu o Nacional de Patos e perdeu para o Treze.
Em consequência, o time perdeu 13 pontos, sendo nove referentes aos três jogos e mais quatro da vitória e do empate. Depois da denúncia do São Paulo Crystal, a diretoria do clube dispensou o zagueiro Pedro Bahia.
Alento ao torcedor
É importante lembrar que, no caso de uma decisão do Pleno desfavorável ao Atletico, o clube ainda pode recorrer ao STJD, que á a última instância. A estrutura da Justiça Desportiva é a seguinte:
1ª Instância: Comissões Disciplinares.
As Comissões Disciplinares processam e julgam casos previstos nos Códigos de Justiça Desportiva.
2ª Instância: Tribunais de Justiça Desportiva (TJDs).
Os Tribunais de Justiça Desportiva são compostos por nove membros e têm jurisdição regional e municipal.
3ª Instância: Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
É o órgão máximo da Justiça Desportiva, formado por nove membros e que atua junto às entidades nacionais de administração do desporto, em âmbito nacional e estadual.