quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Poemas sobre futebol

5, janeiro, 2024

Num agradável encontro no Shopping Tambiá, conheço Edvaldo Nunes, que lançará no dia 11 deste mês, às 19h no Café da Usina Cultural Energisa, seu novo livro: Futeboleando.

Trata-se de um conjunto de poemas sobre futebol, não só da Paraíba, bem como sobre o universo nacional, sempre numa linguagem despojada de qualquer tecnicismo.

A apresentação caberá ao historiador e Acadêmico da Academia Paraibana de Letras José Octávio de Arruda Melo e ao desportista e escritor Serpa Di Lorenzo.

Além das atrações estritamente literárias, acontecerá a apresentação do músico Chagas Fernandes. O cerimonial estará a cargo de Fábio Rangel, desportista e dirigente.

Futeboleando, dentre outras temáticas, enaltece o goleiro; abomina o lateral “que não sobe”; fica inebriado com o jogador que joga de cabeça erguida; chateia-se com o camisa 9 que não se mantém na grande área.

O autor chama a atenção, também, para certos chavões do futebol, como, por exemplo, a bola pousar “onde a coruja dorme”.

O livro ainda presta homenagem a 43 clubes brasileiros e desafia o leitor a encontrar o hino do seu time preferido.

O autor

Edvaldo Nunes é paraibano de João Pessoa. Mestre em Engenharia da Produção, Bacharel em Direito e engenheiro mecânico e de segurança do trabalho. É, também, professor de cursos de pós-graduação.

Um poema do livro

Destacaremos do livro alguns versos do poema “Se Não Fosse o Goleiro”:

Se não fosse o goleiro

  Que não deixou a bola entrar

  Naquele momento,

  Haveria pulos de alegria

  Sorrisos escancarados. (…)”.