Num agradável encontro no Shopping Tambiá, conheço Edvaldo Nunes, que lançará no dia 11 deste mês, às 19h no Café da Usina Cultural Energisa, seu novo livro: Futeboleando.
Trata-se de um conjunto de poemas sobre futebol, não só da Paraíba, bem como sobre o universo nacional, sempre numa linguagem despojada de qualquer tecnicismo.
A apresentação caberá ao historiador e Acadêmico da Academia Paraibana de Letras José Octávio de Arruda Melo e ao desportista e escritor Serpa Di Lorenzo.
Além das atrações estritamente literárias, acontecerá a apresentação do músico Chagas Fernandes. O cerimonial estará a cargo de Fábio Rangel, desportista e dirigente.
Futeboleando, dentre outras temáticas, enaltece o goleiro; abomina o lateral “que não sobe”; fica inebriado com o jogador que joga de cabeça erguida; chateia-se com o camisa 9 que não se mantém na grande área.
O autor chama a atenção, também, para certos chavões do futebol, como, por exemplo, a bola pousar “onde a coruja dorme”.
O livro ainda presta homenagem a 43 clubes brasileiros e desafia o leitor a encontrar o hino do seu time preferido.
O autor
Edvaldo Nunes é paraibano de João Pessoa. Mestre em Engenharia da Produção, Bacharel em Direito e engenheiro mecânico e de segurança do trabalho. É, também, professor de cursos de pós-graduação.
Um poema do livro
Destacaremos do livro alguns versos do poema “Se Não Fosse o Goleiro”:
“Se não fosse o goleiro
Que não deixou a bola entrar
Naquele momento,
Haveria pulos de alegria
Sorrisos escancarados. (…)”.